A partir desta terça-feira (31), Mariana Ximenes dará vida a Tancinha na novela "Haja Coração", mas a atriz quer dar seu toque à personagem que foi hit na década de 80, interpretada por Claudia Raia em "Sassaricando". Promentendo uma mocinha mais doce e romântica do que a anterior, ela falou do papel da nova trama das sete da TV Globo.
"A Tancinha tem tempero, tem pimenta, tem tintas mais fortes que o normal. Ela é colorida, tem o ambiente da feira, que é pulsante também. Ela tem um coração gigantesco, e tem um lado desastrado, que dá sabor para personagem. Ela não é agressiva, só é estourada, daquele tipo bateu, levou. Mas ela é incapaz de fazer mal a alguém. Ela tem um senso de justiça muito forte, mas tem simplicidade e leveza, com toques de humor", listou Mariana em entrevista ao jornal "O Globo".
A atriz, que leva duas horas na caracterização da personagem, contou com um reforço especial na preparação para a novela. "Tive uma professora de prosódia, que inclusive foi a mesma que deu aulas para a Claudia Raia na época de 'Sassaricando'. Nós encontramos, dentro desse novo quadro da Tancinha, como seria a fala dela, esse jeito particular de dizer as palavras", contou. Mas os pontos em comum com a Tancinha de Claudia, que pediu papel na nova trama, param por aí.
"Não me lembro muito bem de 'Sassaricando' porque eu tinha 6 anos na época, mas sei o que significou a Tancinha! Sou muito amiga da Claudia, acompanho a carreira dela há muito tempo, então eu sei da importância da personagem e de como ela brilhou! Também conversei muito com a Claudia, pedi a benção dela, e chegamos à conclusão de que eu deveria criar a minha própria Tancinha. 'Haja Coração' é outra história, tem outro contexto, tem outros personagens que foram criados, eu sou outra pessoa, os tempos são outros, é uma novela contemporânea. Por tudo isso, resolvi seguir um caminho neutro, um caminho meu, do Fred Mayrink, que é o direto artístico da novela, e do Daniel Ortiz, o autor. Até porque, um personagem não é criado sozinho. Tenho ouvidos bem abertos para a opinião de quem está trabalhando comigo", disse Mariana.
Apesar dos traços mais românticos, a nova Tancinha ainda vai repetir algumas falas da original. "O bordão 'Olha os melão' continua, sim. Tem ainda 'Não me enche os pacová' e 'Minha Nossa Senhora da Achiropita'. O pronome 'me' também é uma coisa forte na fala da Tancinha. Ela tem uma concordância verbal que às vezes sai certa, às vezes sai errada. E não fala bem os plurais", explicou a atriz.
Mariana faz comparação com Tancinha e diz: 'Sou ciumenta, mas não passional como ela'
Além das comparações com a personagem feita por Claudia, Mariana falou de seus pontos em comum com Tancinha. "Eu não sou impulsiva como a Tancinha. Pelo contrário, eu penso muito", disse ao "Gshow". "Eu sou ciumenta, mas não sou passional como ela. Quem não é? (risos). Quando você sente que tem um babado, então...", afirmou.
O atual namorado da atriz, o empresário italiano Filippo Adorno, também ajudou na composição da personagem. "Só de observar ele, já dá para pegar o jeitinho de falar. Isso é sempre bom, enriquece", disse.
(Por Caroline Moliari)