Como escolher o look para as festas de fim de ano? Tem as que apostam nas cores da virada para cada Réveillon e aquelas que já têm a própria superstição. Para quem não sabe o que usar, a consultora de imagem Jhanne Pires tem uma dica valiosa para não errar.
"Na moda, esse é um aspecto muito importante na hora de conectar as cores da roupa ou acessórios com o contraste natural ou atual de uma pessoa. Se você busca harmonia, respeitar o contraste é fundamental para conseguir usar tudo o que gosta de forma equilibrada e coerente", diz.
Na virada de ano, as cores ganham protagonismo na escolha do look. Rodeadas de crenças e significados, cada cor representa para quem veste um propósito para o ano que entra, mas para além dos desejos de renovação, outro aspecto precisa ser considerado ao escolher a cor da roupa: o contraste pessoal – que é o impacto visual entre cor de pele, olhos, cabelos, boca e sobrancelhas.
O contraste pessoal não é uma limitação, apenas uma característica que irá facilitar na assertividade da escolha das cores. Se uma pessoa tem contraste baixo, o ideal é que a tonalidade escolhida também tenha contraste baixo. "Bege com off white, por exemplo, tem um contraste baixo, que poderia harmonizar com a Xuxa, que possui essa característica", explica Jhanne Pires.
"Se formos sair do neutro e trazer as cores para essa situação, o verde água com rosa claro, que também possuem baixo contrastes, também poderiam ficar harmônicos no visual da apresentadora. Entretanto, para afirmar isso, outros aspectos como intensidade, temperatura e profundidade precisam ser avaliados", analisa.
Por outro lado, na pessoa que possui contraste alto, ganham destaque as composições que combinam duas cores opostas, como preto e branco. "Quem busca harmonia consigo mesmo, pode levar em consideração o contraste, temperatura, intensidade e profundidade da cor. No Réveillon, se o importante é a harmonia com o poder das cores, busque seus significados, lembrando que é possível harmonizar as duas coisas", destaca.
Caso a pessoa queira vestir vermelho na virada, por exemplo, e essa cor orne tão bem no contraste pessoal dela, isso não significa que ela não possa usá-la.
"Existem vários tons de vermelho e cada pessoa tem um vermelho que pode chamar de seu. Entretanto, se ela gosta de um vermelho quente e a para sua harmonia seria mais adequado um frio, podemos aplicar técnicas de repetição, através da maquiagem ou acessórios, tendo a mesma cor da roupa, para minimizar essa desvalorização provocada pela tonalidade", assegura Jhanne Pires.
Na dúvida sobre como saber qual cor condiz com a emoção que a pessoa quer sentir e transmitir por meio da roupa, Jhanne Pires recomenda busca do significado das cores.
"Normalmente as pessoas escolhem o branco por influenciar na comunicação de paz e leveza para um ano que se inicia. Entretanto, não é uma tonalidade que favorece todo mundo. Nesse caso, pode-se optar por um off white, que fica bem na maioria das pessoas", opina.