Kate Middleton é considerada a principal fashion icon da nova geração da Família Real, mas algumas de suas mais recentes escolhas de look têm despertado muitas críticas entre os entusiastas da monarquia britânica.
Os looks que causaram controvérsia foram utilizados pela Princesa de Gales em junho, em dois eventos de caráter social. O primeiro foi no último dia 19, em um encontro beneficente promovido por Príncipe William no Castelo de Windsor. O objetivo da iniciativa era arrecadar fundos para pessoas em situação de rua e de miséria no Reino Unido. Para a ocasião, Kate escolheu um vestido polka dot branco com bolinhas pretas da grife de Alessandra Rich.
Poucos dias depois, mais precisamente no dia 27, Kate marcou presença na inauguração da Hope Street, em Southampton, uma iniciativa que visa ajudar mulheres no sistema judiciário. Para este evento, ela também elegeu um vestido polka dot da mesma grife, mas, dessa vez, azul marinho com bolinhas brancas.
O que causou controvérsia foram os preços dos vestidos. Kate, conhecida por apoiar uma moda sustentável e desfilar com itens relativamente acessíveis, compareceu a eventos de cunho social com peças caras.
Segundo o site português Versa, o vestido branco custa 1600 euros, o equivalente a R$ 8,4 mil, enquanto o outro look está estimado em 1500 euros, pouco mais de R$ 7,9 mil.
Outro detalhe que causou decepção dos admiradores de Kate foi o fato de ela já ter aparecido com um vestido branco idêntico e da mesma estilista, durante o Royal Ascot de 2022. A única diferença entre os modelitos é o tamanho das bolinhas e o contorno ao redor da cintura.
A situação rendeu críticas a Kate por parte da especialista real Rachael Andrews. "Foi meio que uma gafe. Não o look, mas a circunstância na qual foi usado. Não era apropriado. Por que um vestido tão igual? Por que não voltar a usar o antigo que você já usou?", disparou, em entrevista ao podcast "Keeping Up With The Windsors".