Glitter no cabelo no Rock in Rio, cobertura da morte de presidente na Globo mais: a vida de Ilze Scamparini pré-Itália e Vaticano
Publicado em 11 de outubro de 2023 11:33
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Ilze Scamparini é uma das jornalistas mais conceituadas da Globo. Desde 1999, a repórter cobre as notícias da Itália e Vaticano. Saiba como era a carreira dla antes de deixar o país
Ilze Scamparini pré-Itália e Vaticano: jornalista da Globo surgiu de glitter no cabelo no Rock in Rio, cobriu tragédias e morte de presidente do Brasil Ilze Scamparini recebeu Sabrina Sato em seu terraço na Europa. Web apontou uma 'má vontade' da repórter com a apresentadora da Globo Ilze Scamparini surgiu com glitter no cabelo e óculos de plástico para o primeiro Rock in Rio. Jornalista ingressou na Globo nos anos 1980 Ilze Scamparini em reportagem na cidade histórica de Ouro Preto (Minas Gerais). Repórter da Globo já cobriu Copas do Mundo e tragédias como a do Césio 137 Ilze Scamparini esteve na cobertura da Copa do Mundo 1986. Um ano antes, da morte do presidente Tancredo Neves
Veja + após o anúncio

Desde 1999, a jornalista e repórter da Globo Ilze Scamparini traz de Roma, na Itália, e do Vaticano as principais notícias da Europa e, claro, aquelas que envolvem a Cúpula Católica, como a morte do papa Bento XVI no último dia de 2022. Recentemente, a profissional recebeu Sabrina Sato em seu posto de trabalho, porém a web apontou uma certa "má vontade" de Ilze em ser entrevistada.

Apaixonada por escrita e pintura desde a infância, ingressou no "Jornal Nacional" em 1983. Como o sobrenome indica, Ilze Lia Scamparini é neta de italianos e nasceu um dia após o Natal de 1958. Mas como foi a carreira da jornalista antes de trocar o Brasil pelo exterior? Em pouco mais de 15 anos, Ilze acumulou coberturas factuais, esteve em palcos de tragédias e cobriu o primeiro Rock in Rio.

O Purepeople reúne algumas curiosidades a respeito da carreira de Ilze. Confira a seguir!

Repórter da Globo, Ilze Scamparini cobriu Rock in Rio com glitter no cabelo. Mais curiosidades!

- Ilze era contratada da TV Campinas (interior de São Paulo) quando em 1983 passou a cobrir as férias de colegas do "Jornal Nacional". Um ano mais tarde, trocou aquele estado pelo Rio de Janeiro. Em seguida, nova mudança: agora para Brasília, onde esteve na cobertura da morte de Tancredo Neves (21/04/1985), além de cobrir o noticiário político-econômico.

- Formada pela PUC-Campinas, Ilze trabalhou em jornais como "Diário do Povo", daquela cidade. Em 1981, foi repórter do "TV Mulher", já na afiliada da Globo. No Rio, realizou uma matéria a respeito das enchentes de verão encarando a água, uma vez que o trânsito estava totalmente parado. Outra matéria marcante foi um incêndio no Pico das Agulhas Negras, de helicóptero, todos os dias.

- Destaque ainda para a tragédia em Goiás com o Césio 137, o acidente nuclear em Chernobyl (Ucrânia), e o massacre na comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, onde esteve no desfile das escolas de samba no carnaval 1987.

- Ilze surgiu de glitter no cabelo, óculos de plástico e bottons para noticiar ao "Fantástico" o primeiro Rock in Rio (1985). Um pouco mais tarde, viajou para Buenos Aires em sua primeira matéria no exterior, a respeito do plano Austral daquele governo federal.

- A estreia no "Globo Repórter" se deu em 1986, com viagem a Guadalajara (México). Em seguida, um incontável número de matérias tanto no Brasil (Angra dos Reis, Ilha Grande) como no exterior (Alemanha, África do Sul).

- Ilze cobriu Copas do Mundo como 2006 (Alemanha), 1986 (México) e 1990, na Itália. Posteriormente, desembarcou para temporada em Nova York (1991). Nessa mesma época, se passou por uma imigrante ilegal durante a Guerra do Golfo. Em 1997 se tornou correspondente internacional em Los Angeles (EUA). Retornou ao Brasil até que em 1999 chegasse à Itália.

- Desde então, além da morte do papa Bento XVI, cobriu o seu conclave e sua renúncia, e a escolha do papa Francisco. Sem esquecer, claro, o falecimento do papa João Paulo II.

Sobre
Globo/TV Globo/Rede Globo/Globoplay
Globo/TV Globo/Rede Globo/Globoplay
'Tieta' virou novela após Globo adiar história polêmica e dona de incrível recorde nunca alcançado nem por 'Alma Gêmea'!
17 de novembro de 2024 12:36
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros TV Curiosidades TV Globo Entretenimento Fotos de famosos
Sobre o mesmo tema
Às vésperas do show no Rock in Rio, Mariah Carey entrega doce brasileiro que conquistou a filha: 'Adora...'; aos detalhes!
Às vésperas do show no Rock in Rio, Mariah Carey entrega doce brasileiro que conquistou a filha: 'Adora...'; aos detalhes!
26 de agosto de 2024
Após morte, Silvio Santos deve ganhar homenagem em importante local de sua vida no Rio de Janeiro. Detalhes!
Após morte, Silvio Santos deve ganhar homenagem em importante local de sua vida no Rio de Janeiro. Detalhes!
19 de agosto de 2024
Notícias similares
'Uma vez não resisti e...': poucos lembram, mas Cid Moreira encarou incêndio e outro perrengue ao vivo no 'Jornal Nacional'
'Uma vez não resisti e...': poucos lembram, mas Cid Moreira encarou incêndio e outro perrengue ao vivo no 'Jornal Nacional'
3 de outubro de 2024
'Que peitinho gostoso': há 9 anos, um campeão olímpico com mais de 2 m de altura fez Tatá Werneck ser expulsa de clube em novela
'Que peitinho gostoso': há 9 anos, um campeão olímpico com mais de 2 m de altura fez Tatá Werneck ser expulsa de clube em novela
31 de julho de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias