Desde 1999, a jornalista e repórter da Globo Ilze Scamparini traz de Roma, na Itália, e do Vaticano as principais notícias da Europa e, claro, aquelas que envolvem a Cúpula Católica, como a morte do papa Bento XVI no último dia de 2022. Recentemente, a profissional recebeu Sabrina Sato em seu posto de trabalho, porém a web apontou uma certa "má vontade" de Ilze em ser entrevistada.
Apaixonada por escrita e pintura desde a infância, ingressou no "Jornal Nacional" em 1983. Como o sobrenome indica, Ilze Lia Scamparini é neta de italianos e nasceu um dia após o Natal de 1958. Mas como foi a carreira da jornalista antes de trocar o Brasil pelo exterior? Em pouco mais de 15 anos, Ilze acumulou coberturas factuais, esteve em palcos de tragédias e cobriu o primeiro Rock in Rio.
O Purepeople reúne algumas curiosidades a respeito da carreira de Ilze. Confira a seguir!
- Ilze era contratada da TV Campinas (interior de São Paulo) quando em 1983 passou a cobrir as férias de colegas do "Jornal Nacional". Um ano mais tarde, trocou aquele estado pelo Rio de Janeiro. Em seguida, nova mudança: agora para Brasília, onde esteve na cobertura da morte de Tancredo Neves (21/04/1985), além de cobrir o noticiário político-econômico.
- Formada pela PUC-Campinas, Ilze trabalhou em jornais como "Diário do Povo", daquela cidade. Em 1981, foi repórter do "TV Mulher", já na afiliada da Globo. No Rio, realizou uma matéria a respeito das enchentes de verão encarando a água, uma vez que o trânsito estava totalmente parado. Outra matéria marcante foi um incêndio no Pico das Agulhas Negras, de helicóptero, todos os dias.
- Destaque ainda para a tragédia em Goiás com o Césio 137, o acidente nuclear em Chernobyl (Ucrânia), e o massacre na comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, onde esteve no desfile das escolas de samba no carnaval 1987.
- Ilze surgiu de glitter no cabelo, óculos de plástico e bottons para noticiar ao "Fantástico" o primeiro Rock in Rio (1985). Um pouco mais tarde, viajou para Buenos Aires em sua primeira matéria no exterior, a respeito do plano Austral daquele governo federal.
- A estreia no "Globo Repórter" se deu em 1986, com viagem a Guadalajara (México). Em seguida, um incontável número de matérias tanto no Brasil (Angra dos Reis, Ilha Grande) como no exterior (Alemanha, África do Sul).
- Ilze cobriu Copas do Mundo como 2006 (Alemanha), 1986 (México) e 1990, na Itália. Posteriormente, desembarcou para temporada em Nova York (1991). Nessa mesma época, se passou por uma imigrante ilegal durante a Guerra do Golfo. Em 1997 se tornou correspondente internacional em Los Angeles (EUA). Retornou ao Brasil até que em 1999 chegasse à Itália.
- Desde então, além da morte do papa Bento XVI, cobriu o seu conclave e sua renúncia, e a escolha do papa Francisco. Sem esquecer, claro, o falecimento do papa João Paulo II.