O jeans é um dos materiais mais versáteis do mundo da moda. Básico, sobrevive a temporadas de mais temporadas e pode render looks que vão do trabalho à balada. Além disso, o jeans é favorito entre as brasileiras, que não vivem sem a boa e velha calça jeans em seu dia a dia.
Nesta temporada, o material apareceu nas passarelas nacionais e internacionais com algumas novidades. O jeans manchado, também conhecido como acid jeans, apareceu em coleções de algumas das principais grifes do mundo, como Stella McCartney e Balmain, além de ter marcado forte presença também nas passarelas do São Paulo Fashion Week em marcas como a Cotton Project e a Two Denin.
O conjuntinho é um recurso em alta já há algumas temporadas e vem aparecendo em diferentes versões. Uma das mais celebradas é o estilo pijama. Em jeans, os estilos variam. No desfile da parceria entre a marca de fast fashion Sueca H&M e a grife Moschino, o jeans apareceu em look combinadinho de minissaia e top tomara que caia. A moda faz um revival dos anos 2000, que celebrou looks como o do então casal Britney Spears e Justin Timberlake usando produções combinadas em patchwork de jeans (quem lembra?). Outra peça que vem sendo resgatada dessa mesma época é a calça cargo. O item utilitário foi usado para montar um look em jeans total na Fendi, por exemplo, que complementou a produção com blazer sequinho e bem cortado.
Outra das trends, o jeans bem escuro, sem lavagem, apareceu em passarelas nacionais e internacionais, como a da Two Denin e a da própria Fendi. O jeans com aspecto "cru" é elegante e atemporal, por isso é o investimento perfeito para quem quer apostar em peças que vão durar por várias estações.
Já a Balmain apostou numa estética mais anos 80, uma das mais exploradas nesta temporada, tanto nas passarelas das semanas de moda internacionais quanto nos looks do Minas Trend e do São Paulo Fashion Week. A maison francesa escolheu modelagens oversized, ombros marcados e acabamentos desbotados, manchados e desfiados para dar o tom da coleção, que conta ainda com uma série de vestidos esculturais, aposta certeira para as temporadas do ano que vem.
(Por Deborah Couto)