Dona de uma beleza deslumbrante e de um talento incomparável, Isis Valverde também tem suas batalhas. A atriz, que recentemente virou alvo de rumores sobre crise no cansamento, lida diariamente com a doença celíaca, que faz com que ela não possa comer alimentos com glúten. Em março deste ano, a artista usou o Instagram para fazer um desabafo e aconselhar seus seguidores.
Na plataforma, Valverde contou que descobriu a doença aos 19 anos, após diversos médicos ficarem 'confusos' com o diagnóstico. "Foi quando ninguém tinha a menor ideia do que era, eu fui em vários médicos, tive vários diagnósticos, deu problema de absorção de ferro, disseram que eu estava anêmica, depressiva, anoréxica... Eu fiquei muito deprimida porque, imagina, você com 19 anos ficando magra sem saber o motivo?", questionou.
"Vou dizer super abertamente que não foi fácil. Você se sente muito mal no início, porque passa mal por coisas que comeu e não sabe. Já aconteceu de eu não ir para o set porque passei muito mal, de ir para o hospital e ficar internada mesmo", continuou ela, que ainda destacou que não tinha 'energia para nada'. "Eu não conseguia ganhar músculos, me sentia muito prostrada e estava no meio de uma novela", recordou Isis, que gravava 'Sinhá Moça' (2006), seu primeiro papel na TV Globo.
A eterna Ritinha de 'A Força do Querer' chegou a perder cabelo e contou que quem descobriu sua condição foi uma dermatologista. "E aí, gente, minha vida melhorou. Voltei a ter vontade de treinar, a ter disposição. Sofri, foi muito barra pesada no início. Doença celíaca não era uma coisa muito comum, então você não tinha muitas opções sem glúten. Comer pão era desesperador. Hoje, tem várias opções no mercado. É isso, celíacos, beijos e se cuidem", concluiu ela.
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, a doença é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e derivados. Os sintomas normalmente surgem entre os seis meses e dois anos e meio de vida, podendo ter exceções como no caso de Ísis! Ainda segundo o veículo do governo, o principal tratamento contra a doença é a dieta com ausência de glúten, já que ela não tem cura.