Franco Fanti, irmão de Fausto Fanti, do grupo Hermes e Renato, publicou nesta terça-feira (05) em sua conta no Facebook uma mensagem relembrando o convívio com o humorista. No texto, ele reafirma que seu irmão sofria de depressão e diz que escreveu a mensagem para que a morte ocorrida "não seja em vão".
"Há cinco dias, meu irmão, meu ídolo, minha inspiração como artista, um exemplo como pai, como marido e como homem em muitos aspectos tirou a própria vida com apenas 35 anos de idade. Por mais triste, terrível e doloroso que esteja sendo, sinto que devo expor um pouco dessa tragédia, de tudo que aprendi e estou aprendendo com ela", começa Franco.
"Aprendi que é muito reconfortante, dá muita força e é fundamental em uma situação como essa receber carinho. É verdade, não tem muito o que ser dito, mas saiba que qualquer abraço, olhar, mensagem ou carinho faz muita diferença pra quem passa por algum tipo de situação dolorosa ou de perda".
"Nunca me dei mal com meu irmão, mas ele era muito tímido e fechado. Sempre tive desejo de ser mais amigo dele e me sinto muito feliz de ter buscado e conseguido isso antes dele morrer. Tenho certeza que este momento agora seria muito mais difícil caso não tivesse buscado essa aproximação, caso eu não tivesse dito que o amava", avalia o irmão de Fausto Fanti.
"Não deixe pra amanhã a aproximação de quem está distante de você, a fala presa na garganta, porque o amanhã com essa pessoa pode não existir. Não tenha vergonha de dizer que ama seus entes queridos (...) Existem diversas razões pela qual uma pessoa escolhe esse caminho de tirar a própria vida, um deles é a depressão. (...) É uma doença séria que precisa de tratamento".
"Espero que se divulgue e se fale mais de como é saudável cuidarmos da nossa mente, que as pessoas não deixem de buscar tratamento psicológico por preconceito e ignorância. Terapia e psicologia não são frescuras, besteiras, ou coisas pra malucos como já ouvi. Pode aliviar e até salvar muitas vidas", conclui.
Na última sexta-feira (01), a mulher de Fausto Fanti, Karla Peixoto Sento Sé, também escreveu uma mensagem no Facebook sobre a morte do marido. "Não sei o que é viver sem você. Você é e sempre será o amor da minha vida, o pai exemplar, o filho adorado, o tio brincalhão, o homem de caráter e de opinião forte, o líder do grupo, o criador de personagens inesquecíveis, o amigo leal. Enfim, uma pessoa admirável".
"Esses 17 anos não foram fáceis, mas você sabe que não trocaria por nada nesse mundo e faria de tudo para ter ao menos 1 minuto a mais com você (...) Você permanecerá vivo dentro do meu coração e no semblante da nossa filha. E na certeza de que nos encontraremos um dia em alma e espírito. Te amaremos para sempre", encerrou ela, contando que a filha do casal, de 8 anos, já sabe da morte do pai.
Morte
Fausto Fanti foi encontrado morto no final da tarde da última quarta-feira (30) no banheiro de seu apartamento, localizado em Perdizes, também na Zona Oeste da capital paulista. Adriano Santos, amigo de infância do humorista e companheiro dele no grupo Hermes e Renato, foi quem encontrou o corpo por volta das 17h20.
Ele foi ao local a pedido da mulher de Fausto. Karla estranhou o fato do marido não ter buscado a filha deles na escola e, por isso, pediu a Adriano para ir ao apartamento. Como Fausto já estava morto no banheiro, o amigo teve que arrombar a porta do imóvel com a ajuda do porteiro.
A Polícia Civil trata o caso como suicídio, uma vez que o humorista foi encontrado com um cinto ao redor do pescoço. Karla e Adriano prestarão depoimento no 23º DP (Perdizes) nos próximos dias. Os esclarecimentos têm como objetivo apurar o que levou Fausto a se matar.
Por causa da morte, a direção dos canais FOX vai se reunir com o grupo de humor Hermes e Renato. No encontro, será avaliado o futuro da parceria da trupe com o grupo de comunicação. Recentemente, os humoristas participaram de esquetes sobre a Copa do Mundo e eles já se preparavam para gravar novos episódios da série "Hermes e Renato" , com estreia prevista para março de 2015 no canal FX.
O acordo atual contempla a produção de 12 episódios de 30 minutos, em parceria com a Boutique Filmes. O programa-piloto está pronto e há material adiantado dos demais episódios, mas nenhum deles está finalizado. Fausto Fanti, inclusive, já havia gravado algumas cenas como Renato Noiadão, um trapalhão viciado em crack. O personagem é uma sátira de Renato Aragão.