A harmonização orofacial corrige pequenas imperfeições no rosto sem a necessidade de passar por cirurgias muito intensas. De acordo com o cirurgião dentista Emerson de Albuquerque, os procedimentos são personalizados de acordo com o arquétipo de cada paciente.
"O que seria harmonizar? Trazer equilíbrio. Existem vários produtos, técnicas e procedimentos que completam o processo. A toxina botulínica e o ácido hialurônico são preenchedores que, junto com as técnicas feitas na boca, funcionam para aperfeiçoar e harmonizar a face com os preenchimentos de olheiras, de lábios, facial, contorno de mandíbula, bigode chinês, bioplastia de nariz", explica o profissional.
Confira a seguir, três técnicas listadas pelo profissional, que estão entre as tendências mais buscadas no mercado da estética.
O preenchimento labial tornou-se queridinho depois que famosas como Anitta e Kylie Jenner apostaram na técnica. O aumento dos lábios superiores e inferiores é feito com o ácido hialurônico.
"A técnica de preenchimento labial reestrutura o tecido, desenvolve e produz colágeno e hidrata a área com auxílio dos produtos utilizados. São estudadas as proporções do lábio e é dado início ao procedimento. Antes da aplicação do ácido hialurônico, o paciente é anestesiado. A aplicação do produto é realizada com agulhas e cânulas na região dos lábios", explica Emerson.
O resultado dura, em média, entre 18 e 24 meses, dependendo da marca do produto e de cada paciente. "Um cliente que fuma, por exemplo, faz o preenchimento e talvez não tenha a mesma duração que um paciente não fumante", explica.
A bichectomia é um dos tratamentos estéticos mais modernos atualmente, e tem a proposta de reduzir o volume das bochechas, ou seja, da parte de baixo do rosto.
"A avaliação é criteriosa, pacientes que mordem a bochecha por terem muita gordura, ou têm esse volume exagerado na região interna das bochechas, são indicados a fazer a retirada. É a remoção do tecido adiposo de 'bichat', é uma cirurgia feita com anestesia local, no consultório, e tem duração de cerca de 40 minutos", explica. No pós-operatório, é necessário ficar de 3 a 5 dias de repouso.
Para quem quer driblar a flacidez do rosto, os fios de sustentação pode ser uma boa aposta, já que dão o efeito lifting, dando um up à face e melhorando a aparência. Como o próprio nome já diz, a ideia é levantar e sustentar o rosto com os fios.
"Existem os fios não absorvíveis e os absorvíveis, os fios de Polidioxanona (PDO) e os de Ácido Polilático (PLA), sendo estes os mais utilizados no momento pelos profissionais da área", explica.
(Por Beatriz Doblas)