Fernanda Montenegro comemora 84 anos nesta quarta-feira (16), com indicação ao 41º Emmy Internacional, que terá cerimônia realizada em Nova York, em novembro. A atriz é finalista na categoria "Melhor Atriz" por seu papel no especial "Doce de Mãe", da TV Globo. A emissora concorre também com duas produções na categoria "Melhor Novela", tendo "Avenida Brasil", sucesso mundial já comercializada para mais de 100 países, e "Lado a Lado", que chegará ao mercado internacional em 2014.
Seu trabalho mais recente na TV foi na novela das onze "Saramandaia", mas no período em que estava envolvida com a produção, a atriz não parou de se dedicar a outros projetos. Além de estar nas telonas com o filme "O Tempo e o Vento", ela ainda fez temporada com o monólogo "Viver sem Tempos Mortos", no qual interpretou a pensadora e escritora Simone de Beauvoir, no Rio.
Para 2014, Fernanda ainda integrará o elenco do longa "Do Fundo do Lago Escuro" e "Infância", dirigidos pelo amigo Domingos de Oliveira. "Ninguém é famoso no Brasil por mais que dois ou três quarteirões. Ela, acho que tem um bairro inteiro", disse o diretor sobre a atriz. Neste último, a mãe de Fernanda Torres ainda contracenará com a atriz Nanda Costa, que protagonizou "Salve Jorge" em 2012.
Em entrevista ao "Correiro Braziliense", no início do mês de setembro, Fernanda comenta sobre o status que envolve sua carreira e sua vontade de continuar trabalhando mesmo depois de tantos anos: "Tenho a impressão de que me dá uma condição de "tombamento" em vida. Uma espécie de lápide: "Aqui jaz...". Não é isso. Sabemos que não é isso. Mas querem ver isso. Não vou lutar contra. Não tem como. A não ser que eu parasse de trabalhar. E isso não farei. Enquanto eu puder, vou cuidar dos projetos que me chegam e que passam a ser fundamentais para minha vida."
A atriz foi a única brasileira indicada ao Oscar. Em 1999, Fernanda Montenegro foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito "pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras", a maior comenda que um brasileiro pode receber da Presidência da República.