Na novela 'Viver a Vida', um drama movimentou o folhetim em seus momentos finais. Na ocasião, Marta (Giselda Reinmann) perdeu a vida após a luta contra o câncer durante a trama.
Na sequência, Léo (Leonardo Machado) o marido da vítima, despertou o interesse de Ariane (Christine Fernandes), médica de sua mulher, que lutava para não se envolver com o marido da paciente devido aos princípios éticos.
Como o autor Manoel Carlos sempre gostou de retratar questões sociais, a história comoveu os telespectadores. E na vida real, a situação não foi tão diferente. No entanto, o ator que viveu Léo, marido da vítima, passou por situação semelhante anos depois.
Em 2016, o artista começou uma batalha constante na vida pessoal ao ser diagnosticado com câncer de fígado, que durou dois anos.
A situação se tornou irreversível e, em 28 de setembro de 2018, aos 42 anos, o ator morreu. Na época, ele estava internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS).
Em sua trajetória artística, Leonardo iniciou em sua cidade Natal participando de curtas-metragens e peças de teatro. No cinema, ele esteve em 26 filmes, sendo premiado em 2009 no Festival de Gramado como melhor ator pelo filme Em Teu Nome.
Na TV, além do folhetim de Manoel Carlos, ele participou de 'Malhação', de 2006, foi protagonista da série 'Na Forma da Lei', que foi o último trabalho de Ana Paula Arósio na telinha. Por fim, Leonardo se despediu da televisão na minissérie 'Se Eu Fechar os Olhos Agora', em 2018.