Quem nunca se comparou com um ídolo? Quem nunca viu um procedimento que um artista fez, gostou do resultado e almejou fazer igual? Que atire a primeira pedra, não é mesmo? O especialista e cirurgião Dr. Sidney Colares revelou que é comum o comportamento do paciente em chegar com referências de famosos, mas que às vezes chega ser preocupante devido ao excesso de comparação.
"Para ser sincero quase 60% dos meus pacientes chegam falando isso, quero meu nariz igual de fulana, quero meus lábios desse jeito aqui da foto. São situações bem engraçadas e também um pouco preocupante, pois os meus critérios é sempre realçar mais a beleza que existe em cada paciente, individualizar cada procedimento para cada pessoa", afirma.
"Cada paciente tem suas delicadezas, suas marcas, sua história, sua personalidade. Até podemos usar como inspiração, mas não deixarmos iguais, pois o nome já é autoexplicativo: harmonização. Então, temos que harmonizar em um conjunto todo o que fica mais natural e complete a beleza individualizada", acrescenta.
"Os meus procedimentos em HOF não são apenas estéticos, são também por necessidades, então eu procuro fazer sempre o necessário para claro, unir o útil ao agradável e satisfazer os pacientes da melhor forma possível", diz o especialista.
Nomes como Virgínia Fonseca, Angelina Jolie e Joelma são os mais mencionados nas consultas com Dr Sidney.
"As redes sociais tem uma forte influência na harmonização facial, sempre as pessoas que são mais populares por lá são as mais pedidas no consultório. Virginia, Angelina Jolie e Joelma são as mais queridinhas por aqui. Sempre recebo elas como inspiração para realização de algum procedimento", conta.
"Pelos homens, sempre me mostram o Alok, o ângulo de mandíbula dele é bem harmonioso, então já que a maquiagem do homem é a barba, como não querer um ângulo de mandíbula bem marcado, sabe?", comenta.
Sidney também fez um alerta importante que é sobre o excesso. Não é segredo para ninguém que tudo que é demais, faz mal, não é verdade? O médico ressalta isso, o quão prejudicial os excessos de procedimentos podem ser e aponta que a maior parte de casos em excesso acontece em os preenchedores de ácido hialurônico.
"Se for excessivo foge da harmonização, o próprio nome já diz, o propósito é deixar a beleza mais harmoniosa. Não sou a favor, tudo em excesso não faz bem. Água em excesso te faz mal, comer em excesso te faz mal e com toda certeza a HOF em excesso te faz mal e muito mal, pois além de prejudicar sua aparência e autoestima, prejudica muito a sua saúde", pontua.
"Os riscos mais comuns de excesso de ácido hialurônico são: reações inflamatórias locais ou generalizadas (sepse), inchaço (edema), vermelhidão(eritema) e calor (rubor) no local de aplicação. Além de todos esses existe a possibilidade de entupimento de artérias e veias, decorrente de entupimento temos ausência de fluxo sanguíneo no local e vindo a necrosar essa área e por tratamento mais adequado de cura temos que Desbridar o local e fazer na maioria dos casos enxerto de pele retirada de outra área", detalha.
Dr. Sidney exemplifica o caso de pacientes que não concordam com a sua opinião e pedem mais aplicação de produtos.
"Sempre vai ter gostos diferentes, expectativas diferentes. E como expliquei eu procuro trabalhar a HOF para harmonizar a beleza individual de cada pessoa, porém, nem sempre o que julgo ser ideal não é. Expectativa e nem a vontade do meu paciente. Desde que não venha a prejudicar a funcionalidade local ou geral de algum órgão do meu paciente eu tento colocar um pouco mais de ácido hialurônico e chegar ao nível de expectativa inicial dele", finaliza.
A harmonização orofacial é algo extremamente sério e deve ser realizada apenas por profissionais capacitados, uma vez que, deve-se saber lidar com pressões feitas por pacientes.