Eduardo Campos, canditato à presidência pelo PSB, morreu em um acidente aéreo nesta quarta-feira (13). O ex-governador de Pernambuco estava a bordo do avião que caiu em Santos, no litoral paulista. As outras seis pessoas que também estavam no avião não sobreviveram à queda.
Campos morreu no mesmo dia que o seu avô, Miguel Arraes, morto em 13 de agosto de 2005. Eduardo nasceu no Recife, em Pernambuco, e completou 49 anos neste domingo (10). Ele se formou em economia aos 21 anos. O político deixa cinco filhos e a mulher, Renata de Andrade Lima Campos.
Na noite desta terça-feira (12), Campos participou da série de entrevistas no "Jornal Nacional" para debater propostas de campanha. Nesta terça-feira, Eduardo seguia o programa da agenda política em Santos e não compareceu aos compromissos. A notícia da morte foi confirmada pela Aeronáutica.
Pelas redes sociais, Adriane Galisteu, Thiago Martins,Thiaguinho, Deborah Secco, Juliana Alves e o humorista Rafael Cortez lamentaram a morte do presidenciável.
Adriane Galisteu: "Que tragédia! Que Deus conforte os familiares e amigos".
Thiaguinho: "Muito triste e chocado com a notícia da morte do meu amigo Eduardo! Um grande amigo que a vida me deu.. Vai com Deus, meu irmão!".
Angélica: "Meus sentimentos à família de Eduardo Campos e a todas as famílias que sofrem com essa tragédia..."
Sthefany Brito: "Que tristeza a notícia da perda do Eduardo Campos! Antes de qualquer coisa, pai de família, marido, filho... Tão jovem, com uma carreira em ascensão... Com certeza uma grande perda! Toda minha solidariedade a essa família..."
Christine Fernandes: "Chocada com a trágica morte de Eduardo Campos"
Erom Cordeiro: "Caramba! Que coisa triste!"
Fabiana Karla: "Ainda muito chocada... Que Deus conforte os familiares. Que dia triste meu Deus... Oremos".
Thiago Martins: "Gente que triste essa notícia ! Deus conforte sua família".
Glória Perez: "Que triste a morte do Eduardo Campos! A vida é frágil demais!"
Juliana Alves: "Triste notícia! É de opiniões e posições divergentes e completares que se constitui e se muda uma realidade! Fique em paz, Eduardo Campos".
Astrid Fontenelle: "Minha solidariedade à família. Tantos filhos..."
Gal Costa: "Meu Deus!!! Que triste notícia!!! Conforto para a família de Eduardo Campos".
José de Abreu: É uma tragédia nacional. Estou de luto. Foi uma perda muito grande para a politica porque era uma liderança que estava se formando. Eu tinha uma confiança muito grande de que ele seria o candidato da esquerda para 2018".
Stepan Nercessian: "Tristeza com a morte trágica de Eduardo Campos e os demais passageiros".
Serginho Groisman: "Mando por aqui meus sentimentos para a família de Eduardo Campos. Política depois. Agora fica o lamento da tragédia".
Presidente Dilma Rousseff: "Brasil de Luto"
Em entrevista ao "Jornal Hoje", o presidente do PSB, o deputado federal Márcio França, lamentou a perda do candidato: "Eduardo saiu do Rio para fazer uma palestra no Guarujá sobre o sistema portuário brasileiro", disse. "Lamentavelmente. Jovem, determinado, estava muito feliz com a participação dele no sistema. A gente só pode lamentar. Está todo mundo ainda muito chocado. Ainda não tomamos nenhuma decisão quanto à eleição", declarou.
A presidente Dilma Rousseff, que cancelou compromissos de campanha durante os próximos três dias, enviou um comunicado oficial sobre a morte de Eduardo Campos.
"O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro. Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes. Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo".
Dilma também lembrou do último encontro que teve com Campos. "Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência. Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia. Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias", finalizou Dilma Rousseff, presidenta do Brasil.