A indústria cosmética sempre teve como objetivo retardar os efeitos do envelhecimento, ou pelo menos disfarçá-los. Isso trouxe para este segmento números astronômicos de negócios que, de acordo com a McKinsey, empresa de consultoria consagrada, atingiram 430 milhões de dólares em 2022, prevendo-se que atinjam 580 milhões até 2027.
No entanto, algumas pessoas não estão satisfeitas com o ácido hialurônico e as dietas milagrosas apoiadas pelo Ozempic. O exemplo mais claro disso é Bryan Johnson, um milionário que está obcecado em evitar o envelhecimento a todo o custo, investindo enormes quantias de dinheiro nisso.
No entanto, o influenciador Dave Pascoe surgiu na cena midiática recentemente com uma proposta alternativa e acessível, para mostrar ao milionário que não é necessário investir uma fortuna todos os anos em tratamentos de rejuvenescimento milionários para vencer o tempo.
A história de Bryan Johnson e da sua aversão à passagem do tempo tem contornos de um filme de ficção científica, envolvendo transfusões de sangue do filho de 18 anos para se manter jovem, uma disciplina rigorosa de sono, exercícios físicos e acompanhamento constante por uma equipe de até 30 profissionais médicos.
A rotina de rejuvenescimento de Johnson é tão exigente que o milionário decidiu transformá-la no projeto Blueprint, com o qual mostra como o processo lhe permite reverter os seus 46 anos reais para uma idade biológica de 37 anos. O segundo número marca atualmente os indicadores da sua idade biológica geral, enquanto sua pele tem aspecto dos 28 anos da sua pele e a capacidade pulmonar de 18 anos.
O próprio Johnson calcula que investe cerca de dois milhões de dólares por ano no seu tratamento anti-envelhecimento, o que deixa os seus admiradores com uma faixa salarial mais modesta sem grandes esperanças.
Como contou no podcast The Diary of a CEO, a sua rotina diária de rejuvenescimento é típica de um atleta de elite e é definida por mais de 100 protocolos em hábitos diários, como o azeite extra virgem na sua dieta diária, que o empresário constantemente vende e promove. Estima-se que o famoso gaste cerca de 2 milhões de dólares por ano somente em azeite.
Para além de toda esta demonstração de disciplina com sua saúde, o milionário se submeteu a vários tratamentos genéticos experimentais como ajuda extra, embora tenha tido que viajar para Honduras para submetê-los, já que não estão aprovados pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos.
Ao contrário de Bryan Johnson, a abordagem de Dave Pascoe ao tratamento anti-envelhecimento não se baseia tanto em tratamentos genéticos experimentais, embora receba regularmente transfusões de plasma, tal como o milionário citado anteriormente.
Com 61 anos de idade (ele faz 62 em agosto), Dave Pascoe é um engenheiro que se dedica ao "biohacking", ou seja, preparando e modificando seu corpo para amenizar os efeitos da passagem do tempo. Aparentemente, o seu sistema é eficaz, pois afirma ter atingido uma idade biológica de 38 anos.
"Considero o meu corpo como um cavalo de corrida premiado ou um veículo de alta performance. Só terei um corpo para toda a vida, por isso, tal como qualquer outro bem precioso, irei tratá-lo com reverência e investirei na sua aparência, desempenho, cuidados e manutenção. Só gostava de ter tido conhecimento e aplicado tudo o que sei agora há décadas atrás!", diz Pascoe.
Dave Pascoe publica toda a sua rotina diária em seu site oficial. Ela consiste, de forma muito resumida, em fazer muito exercício físico, tomar mais de 150 suplementos alimentares e fazer sessões de oxigenoterapia hiperbárica (HBOT). Além disso, o empresário busca se expor a diferentes tipos de luz e cuidar da sua pele com uma série de sabonetes e cremes hidratantes.
De acordo com o seu plano nutricional, de segunda a sexta-feira ele come banana verde e uma taça de chia, nozes e frutas silvestres (framboesas, mirtilos, etc.) com leite de amêndoa. Aos sábados e domingos, o plano alimentar varia com uma banana verde e duas omeletes de quatro ovos com cogumelos.
Algo que muitos não esperavam encontrar na dieta de alguém que afirma ter "hackeado" o seu corpo é o fato de basear parte da sua alimentação na ingestão de sardinhas, mexilhões ou cavala enlatada, que complementa com camarões, abacates e uma salada. Para terminar, um pouco de fruta com maçãs verdes, pêras ou laranjas. Afinal, o segredo da eterna juventude era a dieta de um jovem estudante.
No total, Dave Pascoe diz que investe cerca de 300 mil dólares por ano e não é tão rigoroso nas suas rotinas como Johnson. "O meu 'tempo para mim' é extremamente importante, por isso o programo, mas não perco a oportunidade de passar tempo de qualidade com outras pessoas. Como homem solteiro que vive sozinho, troco sempre o treino, a sessão de sauna ou o 'biohack' por tempo de qualidade. Um único dia sem fazer algumas coisas da minha rotina não me vai matar", disse ao New York Post.