Se você é empreendedor, que tal aproveitar o Dia do Consumidor, comemorado nesta terça-feira (15), para alavancar as vendas? Marcelo Marani, proprietário da Escola Donos de Restaurantes, maior plataforma de consultoria no setor, ensina como fidelizar compradores de olho em preços mais vantajosos.
"É uma excelente oportunidade, pois, as vendas ficam escassas, no segmento, até maio", afirma o empresário ao Purepeople. Para isso, a primeira dica de Marcelo é preparar uma boa promoção para os clientes que estão em busca de oportunidades.
"Nessas datas, eles querem mais do que qualidade: querem se sentir especiais e querem vantagens. Portanto, aposte em combos, taxas grátis, brindes ou outros atrativos, para ajudar a alavancar as vendas na ocasião", comenta Marani.
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Os comerciantes também não podem esquecer de ter presença digital significativa, para que seu estabelecimento seja facilmente encontrado pelos consumidores.
"É importante que ele receba pedidos pelo Whatsapp, pelos aplicativos de Market Place, como o Ifood e, ainda, se for um empresário mais antenado, que ele tenha um cardápio digital, ou um aplicativo próprio. Tudo isso, sem abandonar o bom e velho atendimento telefônico", diz Marcelo.
Marani alerta que o empresário precisa divulgar amplamente esses canais de atendimento e vendas: "Afinal de contas, não adianta nada ter um atendimento excelente, uma diversificação grande de canais, se o seu cliente não sabe disso! Portanto, use as redes sociais e influenciadores digitais para ajudar nessa tarefa".
Uma pesquisa do Food Consulting, realizada no mês de Novembro de 2021 com consumidores da cidade de São Paulo, mostrou que 39% dos consumidores consomem mais delivery do que antes da pandemia.
"Isso mostra que existem mais oportunidades no modelo de negócios que leva a comida até o cliente", observa Marcelo Marani. Por isso, a quarta dica é cuidar para que o pedido chegue como o cliente solicitou.
"A maioria não faz isso. Uma pesquisa da Unilever Foods afirma que os dois maiores problemas para quem pede delivery é, em primeiro lugar, o atraso no pedido e, logo depois, algum erro na elaboração do pedido (um item errado ou a falta de um item)", observa.
Por último, e não menos importante: encante o cliente. "Datas comemorativas são oportunidades de vender mais, contudo, o que faz um negócio ser duradouro, no longo prazo, é a forma como o estabelecimento lida com seu cliente! Portanto, ter uma boa embalagem, um atendimento de primeira, mandar um bilhetinho agradecendo o pedido e ativar o cliente em programas de fidelização, podem ser um bom caminho no longo prazo", acredita.