Dizem que um beijo de amor verdadeiro é a coisa mais poderosa que existe e pode quebrar qualquer maldição. Se a máxima vale ou não na vida real, só testando para saber. Mas na tela do cinema o poder de encantamento que este símbolo do amor exerce é indiscutível. Para entrar no clima do dia do beijo, celebrado neste domingo (13), o Purepeople escolheu 10 cenas de beijos que se tornaram inesquecíveis na história do cinema.
Em toda trama de amor na telona, seja em comédia romântica ou filme de ação, não há quem não suspire quando chega o momento tão esperado em que o casal apaixonado se beija. Mesmo para quem se diz "durão" é difícil ficar indiferente. Foi o que Andy Warhol, artista que revolucionou a pop art, mostrou em "The Kiss" (1963), um filme experimental com mais de 50 minutos de uma compilação de beijos.
Seja roubado ou sem querer, de reconciliação ou declaração de amor, animação ou na chuva, muitos beijos deixaram sua marca e se eternizaram no imaginário do público. O "beijinho de espaguete", do clássico da Disney "A Dama e o Vagabundo" vem sendo lembrado através de várias gerações. Já o beijo de Mary Jane e o Homem-Aranha impressionou pela peculiaridade de ser de cabeça para baixo, além do romantismo, é claro. Na lista abaixo, você confere os 10 escolhidos pela redação do Purepeople (Veja as imagens em nossa galeria!)
1. A um passo da Eternidade (1953)
Protagonizado por Burt Lancaster e Deborah Kerr, esse beijo, a consumação de um amor proibido, é uma das mais belas cenas do cinema. Desde o lançamento do filme até os dias atuais, a imagem do beijo na praia é muito explorada como ícone do beijo cinematográfico.
2. A Dama e o Vagabundo (1955)
Ao som da canção "Bella Notte", Dama e Vagabundo dividem um espaguete, que acaba levando ao beijinho singelo e fofo desse casal de cãezinhos. O amor dos dois supera a velha temática da diferença social e se torna um clássico da animação.
3. A Bela Adormecida (1959)
Só um beijo de amor verdadeiro pôde salvar a Princesa Aurora do sono profundo a que foi condenada pela maldição lançada pela vilã Maléfica. Como símbolo do poder do amor, uma nova versão deste beijo poderá ser vista em breve no longa "Malévola", que será lançado dia 29 de maio de 2014. Nele, a história é recontada com o foco na feiticeira, mas o clássico e poderoso beijo dado pelo Príncipe Phillip é um dos momentos mais aguardados.
4. Ghost (1990)
Esse beijo prova que o amor é capaz de superar até mesmo a morte. Sam (Patrick Swayze) incorpora na médium Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg) e consegue dar o beijo de despedida em Molly (Demi Moore) antes de finalmente encontrar a luz. A canção "Unchained Melody", trilha do longa, ficou para sempre associada ao casal.
5. Meu Primeiro Amor (1991)
Protagonizado por Anna Chlumsky e Macaulay Culkin na pele de Vada e Thomas, esse beijinho coleciona primeiras vezes. Foi o primeiro beijo da vida de Anna e o primeiro beijo em cena de Macaulay, ambos com 11 anos na época. Além disso, levaram o prêmio de melhor beijo na primeira edição do MTV Movie Awards, em 1992.
6. Titanic (1998)
Vencedor de 10 Oscars, esse recordista de bilheteria consagrou Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) como símbolo do casal apaixonado. O beijo que escolhemos acontece em uma das cenas mais emblemáticas do longa, em que Jack leva Rose até a proa do navio e ela sente como se estivesse voando.
7. Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001)
"A coisa mais importante que você pode aprender é amar e ser amado em retribuição". Com essa mensagem deixada pelo filme, o fim trágico da história de amor de Christian (Ewan McGregor) e Satine (Nicole Kidman) não ofusca a beleza dessa paixão vivida no musical. O escritor e a cortesã protagonizam muitos momentos românticos no longa, com direito a canção secreta e o primeiro beijo ao som de "Your Song", de Elton John.
8. Homem-Aranha (2003)
Para quem vive pendurado de teia em teia, não é tão estranho beijar de um ângulo diferente. Quando Mary Jane puxa a máscara revelando a boca do herói e o beija sem saber que ele é Peter Parker, acontece mais um beijo que entrou para a história do cinema. A icônica cena do beijo de cabeça para baixo levou Tobey Maguire e Kirsten Dunst a ganharem o MTV Movie Award de melhor beijo em 2003.
9. Diário de uma Paixão (2005)
O beijo na chuva de Allie e Noah ficou marcado como um dos mais emocionantes e românticos do cinema. E a força desse amor ultrapassou a ficção, pois Ryan Gosling e Rachel McAdams iniciaram um relacionamento durante as filmagens do longa e ficaram juntos por mais de três anos.
10. A Saga Crepúsculo (2009-2012)
Bella e Edward levaram por quatro vezes o prêmio de melhor beijo no MTV Movie Awards e é inegável que marcaram uma geração com o amor quase impossível entre uma humana e um vampiro. A história também atravessou a ficção e deu início ao namoro de Kristen Stewart e Robert Pattinson, que depois de idas e vindas vivem atualmente um relacionamento aberto. Difícil é escolher um entre os tantos beijos do casal nos cinco filmes da saga, mas, para representá-los, selecionamos o primeiro beijo de Bella depois de se tornar vampira, em "A Saga Crepúsculo - Amanhecer - Final" (2012).