Há 30 anos estreava no SBT "Chispita", a primeira novela dedicada ao público infantil. Em 1984, quando foi exibida pela primeira vez, o folhetim fez tanto sucesso quanto no seu país de origem, o México. Na época, a protagonista Lucero Hogaza - aos 12 anos e sob o codinome Lucerito -, se tornou celebridade nacional.
Com o passar dos anos muitos fãs saudosos se perguntam por onde anda a atriz que emocionou o público na pele de uma menina órfã, que ao longo da trama reencontra a mãe que julgava estar morta. O Purepeople conta o paradeiro de Lucero: aos 44 anos, ela vive no México com seus dois filhos e se transformou em uma cantora de sucesso.
Atualmente, a atriz mexicana pode ser vista na novela "Por ela... Sou Eva', exibida nas tardes do SBT. A produção, no entanto, foi realizada em 2012. Lucero disse em entrevista recente que pretende voltar a atuar na TV ainda este ano.
A atriz, cantora e apresentadora começou a carreira aos 10 anos em um tradicional programa de calouros infantis na década de 80. Desde então, foram 22 CDs, 9 novelas e 7 filmes que a consagraram como uma das estrelas favoritas do público latino.
Chispita foi produzida em 1982, a primeira novela de Lucero e recorde de exibições no Brasil. No total foram sete reprises. E o sucesso foi tão grande que a emissora passava os capítulos a conta-gotas. Tanto que Chispita, mesmo sendo uma novela curta, ficou no ar de março a novembro de 1984, sendo exibida em dois horários.
Durante muito tempo, essa foi a única novela de Lucerito exibida no Brasil, mas, em 2006, ela voltou à telinha nacional com a trama "Laços de Amor" (produzida em 1995). Os fãs se surpreenderam ao ver a atriz interpretando três personagens em uma só novela. Em 1989, aos 20 anos, com seis álbuns lançados e cinco filmes, ela mudou seu nome para Lucero para marcar o seu crescimento como uma mulher de 20 anos de idade
Em 2010, a atriz pôde ser vista novamente no país na pele de Bárbara Greco, a grande vilã da novela "Amanhã é para Sempre", exibida pela CNT, que marcou uma boa audiência para os padrões da emissora. No mesmo ano 2010, ela gravava no México "Soy tu dueña", que se tornou a telenovela latina mais vista de todos os tempos nos Estados Unidos.
Popstar
Cantora de sucesso e conhecida como a 'namorada da América', ela apresentou por quatro vezes consecutivas a cerimônia de entrega do Grammy Latino, além de ser a anfitriã da versão mexicana do Teletón.
Lucero tem mais de 27 milhões de discos vendidos em 21 discos laçados. O CD Indispensable permaneceu por 19 semanas nas listas de popularidade da Billboard, fazendo deste seu álbum mais vendido em terras norte-americanas. O disco "Un Lu*Jo", em parceria com o popular cantor e compositor mexicano Joan Sebastian, a trouxe de volta às raízes da música ranchera, e "No me dejes ir" atingiu grande popularidade nas rádios mexicanas.
O mais recente trabalho, "No pudiste amar así", foi gravado ao vivo e lançado em novembro de 2013.
Vida sob os holofotes
Em 2011, Lucero teve a vida pessoal escancarada em manchetes de jornais após se divorciar do cantor Mijares, pai dos seus dois filhos, José, 12, e Lucero, 8, e com quem ficou casada por 14 anos. Em meio a boatos de traição, ela disse que a separação foi consensual e muito civilizada. Tanto, que os dois continuam amigos e chegaram a trabalhar juntos na primeira temporada do "The Voice México", onde Lucero fez parte da equipe de técnicos.
Atualmente, ela mantém um relacionamento estável com Michel Kuri Slim, sobrinho e braço direito de um dos homens mais ricos do mundo, o bilionário mexicano Carlos Slim.
Muito querida em seu país, Lucero é considerada uma das personalidades mais influentes do México. Recentemente, ela foi eleita a "Cantora mais sexy do mundo" pela revista conceituada "Glam'Mag", em sua edição de fevereiro de 2014. Na lista anual das 100 mulheres latinas mais sexies, Lucero deixou para trás nome como Eva Mendes , Eva Longoria e Jennifer Lopez. "Me pareceu uma brincadeira", disse surpresa a cantora para publicação.
(Por Renata Mendonça)