O Brasil vem se recuperando dos impactos do isolamento social na economia durante a pandemia. O baque foi sentido por micro e pequenos empreendedores de forma geral, mas principalmente pelos comerciantes, que foram muito afetados pela crise.
O especialista em gestão de negócios e finanças Rodrigo Almeida dá 4 dicas fundamentais para os que desejam recuperar o prejuízo.
"Temos muitos clientes 'órfãos', pois os lugares que frequentavam e dos quais gostavam de comprar faliram durante a pandemia. O empresário pode conquistar esse público, mas antes de ir na direção de novos clientes, é fundamental se fortalecer junto à sua base", explica.
Rodrigo destaca que o segredo para aumentar o faturamento é a comunicação. "O empresário que quiser sair na frente precisa se comunicar muito bem com a base atual de clientes e fazer o arroz com feijão bem feito. Procure seus clientes e converse com eles, use e-mail, WhatsApp, ou que for mais aceito", afirma.
1- Avise que está funcionando
Os negócios voltaram a abrir, mas muitos não trabalham mais nos mesmos horários, outros, no caso de restaurantes, estão com o cardápio reduzido ou deixaram de servir almoço ou jantar. O primeiro passo é informar que você está trabalhando.
"Os clientes hoje estão perdidos em relação ao funcionamento dos negócios, ainda não sabem se os lugares estão abrindo todos os dias, qual o horário, se já voltou ao normal. Comunique se você está funcionando, diga por quais canais de venda pode comprar. Muitos clientes nem sabem que o estabelecimento já voltou ao normal. Podem achar até que você fechou".
2- Reative a confiança
Diversos negócios cortaram custos durante a pandemia e isso impactou na qualidade do produto ou serviço. Sendo assim, diga ao cliente que o produto ou serviço que ele conhece continua o mesmo, dê garantia.
"Para os clientes verem que seu produto não perdeu qualidade, seja claro, diga que o seu foco é na melhoria, isso deixará seu cliente mais confortável para comprar com você".
3- Diga tudo o que você oferece
Seus clientes realmente sabem tudo o que você oferece? Se você nunca ofereceu ou comunicou, não sabem. Rodrigo Almeida orienta que os empresários divulguem seus portfólios e, no caso de quem trabalha com alimentos, seus cardápios, digam qual é o seu carro-chefe, quais as novidades, absolutamente tudo.
"Eu frequentei por anos um restaurante e não sabia que eles faziam entrega por WhatsApp e que vendiam congelados. No dia a dia, os empresários podem achar que os clientes sabem o que eles oferecem, mas não. A maioria não tem a mínima ideia de todos os serviços que esses comerciantes prestam", destaca. Quando o público souber de todos os produtos e serviços, as vendas tenderão a aumentar.
4- Procure novos clientes após se consolidar junto aos antigos
Você já avisou seu público que está funcionando, divulgou quais os horários, canais de venda, endereço, portfólio e estabeleceu a confiança. Somente após esses passos será a hora de procurar novos clientes.
"Faça anúncios, reforme a fachada, faça promoções para clientes novos, parcerias com outros comerciantes, mas faça isso tudo somente após já ter feito a comunicação com a sua base antiga".
Segundo Rodrigo Almeida, seguindo à risca as recomendações, haverá impacto positivo no faturamento.
"Estamos vendo recuperação das vendas. O IBGE mostrou crescimento do volume de vendas em março na comparação com fevereiro, isso é na verdade uma recuperação após dois anos de crise, o varejo foi muito afetado", destaca.