A sua contagem regressiva para o Verão já começou? Além de ficar por dentro do que é tendência na moda Primavera-Verão 2023, é necessário também renovar os cuidados de beleza. O cabelo, por exemplo, pode ficar mais frágil, quebradiço e sem brilho por conta das agressões de fatores externos, como vento, cloro e sal.
"Para não deixar o cabelo fraco, comece a cuidar dele desde a estação que antecede", opina Olivier Costa, hair stylist vencedor do prêmio "Tesoura de Ouro".
Segundo o especialista, uma opção certeira é incluir máscaras de tratamento na rotina de cuidados com o cabelo. "O tratamento pré-verão para os fios pode ser feito com produtos mais poderosos, então dê mais preferência a utilizar máscaras de reconstrução, de manutenção de cor", lista.
Outro aliado para tratar o cabelo antes do verão é óleo capilar. "Aposte na umectação com óleos específicos para cabelos. Outra dica é começar a utilizar as linhas que são próprias para o verão, já que elas são ótimas para a proteção solar", indica o especialista, destacando ainda a importância do uso de filtro solar próprio para os fios quando eles sofrerem intensa exposição ao sol.
Uma dúvida sobre cabelo no verão recorrente para muitas mulheres é relacionada à lavagem: as temperaturas mais altas pedem por banhos mais frequentes, o que faz com que muitas pessoas lavem o cabelo todo dia.
Olivier sinaliza que a lavagem diária pode ser prejudicial se for feita com produtos de má qualidade, como o sulfato e os parabenos. "Os cabelos cacheados e crespos sofrem com o ressecamento, os que passaram por processos químicos, como o alisamento e a descoloração, precisam ser higienizados em dias alternados", afirma.
Ela conta o porquê: "A água consegue tirar as fontes de resistências dos fios, fazendo com que eles fiquem mais fracos e com mais chances de serem quebrados, por isso, não é recomendado fazer a lavagem diária".
Além disso, o ressecamento do cabelo favorece a aparição de pontas duplas, ralas e porosas. O hair stylist recomenda cortar as pontinhas antes do verão chegar. "O ideal é cortar de três em três meses, o que pode ser uma tarefa difícil para a maioria das mulheres, então pode ser feito de seis em seis meses", adianta.
"Quem possui cabelos tingidos também precisa ter uma atenção um pouco maior. Não deixe para retocar a cor ou suas mechas no auge do verão. A água do mar e da piscina causam um grande desbotamento, além de também pode deixar os fios esverdeados, caso o cabelo seja descolorido. O ideal é esperar mais de 15 dias para os fios entrarem em contato com piscina ou mar, assim os riscos serão bem menores", finaliza Olivier.