Há pouco mais de 10 anos, as bandas teens lançavam na moda uma tendência: as calças coloridas. Com a ciclicidade da moda, aos poucos elas foram caindo no esquecimento em função dos tons neutros e pastéis. Eis que o atual sentimento de euforia e liberdade com o cenário de desaceleração da pandemia se reflete na indústria têxtil, estimulando a volta das cores vibrantes em diversas peças. Se o jeans colorido veio direto dos anos 90, com as calças coloridas não é diferente.
A influenciadora de moda Thays Jubé explica que a combinação com essas peças pode seguir diferentes regras de união entre cores, que podem ser reproduzidas com o auxílio do círculo cromático - paleta de cores que permite melhor visualização de combinações.
"Uma boa dica para quem está iniciando nas combinações é combinar a cor do sapato com a calça, de forma que a pessoa ganhe um efeito visual mais alongado, visto que não há um corte entre uma troca de tonalidade e outra", ensina.
Para quem não possui uma grande quantidade de sapatos, ter as cores mais neutras pode ser uma forma de manter a elegância e suavidade das composições com calça colorida.
"Para manter o visual clássico, os tons nude costumam diminuir o contraste e trazer mais unidade e harmonia ao look. Entretanto, nada impede de fazer uma combinação color block, ou seja, combinar ao menos três cores vibrantes em uma só produção", diz Thays Jubé. Confira as dicas da influenciadora e aproveite para apostar nessa tendência para o verão.
1) Conjuntos
Caso a combinação de cores ainda traga insegurança, conjuntos e combinações que possuam apenas uma cor são uma maneira fácil e estilosa de adicionar a calça colorida ao guarda-roupa. A influencer sugere a busca da sua cartela de cores para saber como realçar a beleza.
"O cuidado aqui deve ser em escolher uma tonalidade que combine e contraste com o tom de pele, cabelo e olhos. Saber se o seu tom de pele é quente, frio e quais tonalidades ajudam a equilibrar os seus traços é importante para fazer a escolha assertivamente. Mas, caso você nunca tenha feito a análise de coloração pessoal, existem sites na internet que fazem essa cartela de cores de forma gratuita", recomenda.
2) Combinações monocromáticas
Apesar de apostar ainda em uma única cor, as combinações monocromáticas se diferenciam dos tradicionais conjuntinhos pois conseguem transmitir mais informação de moda, visto que nela há combinações entre as variações de tonalidade de uma mesma cor.
"Aqui vale misturar uma calça vibrante com uma blusa neutra, misturar tons quentes frios ou mesmo brincar com diferentes texturas dentro de uma mesma cor. Essa é uma composição que passa elegância e pode ser complementada com acessórios mais minimalistas e sapatos mais neutros. Entretanto, caso queira incrementar uma segunda cor, as bolsas são uma maneira pontual de colorir ainda mais o visual", diz Thays.
3) Cores análogas
As cores análogas são aquelas que ficam próximas umas às outras no círculo cromático. No caso da combinação de calças coloridas, juntar uma peça rosa com uma azul, por exemplo, constrói um visual mais jovial, ao mesmo tempo que conserva a sofisticação devido ao ponto em comum que essas cores possuem.
"Essas combinações podem juntar tanto duas quanto três tonalidades em um mesmo look. Para manter a elegância, complemente com acessórios metalizados", recomenda a influenciadora de moda.
4) Combinando estampas
Para combinar uma calça colorida a uma blusa mais estampada, o segredo é utilizar uma cor da estampa para determinar qual será a tonalidade da calça.
"Não necessariamente precisam ser tons exatos, mas cores que conversam. Exemplo, um cropped que possua um verde água, pode casar bem com uma calça que possua um tom mais vibrantes como o verde lima, mesmo não tendo o tom exato, essas variações conversam e conseguem trazer uma sensação de unidade ao look."
5) Tonalidades opostas
Marcada por um contraste mais elevado, a combinação de cores complementares, ou seja, que são opostas, costuma trazer personalidade e modernidade para o visual.
"Essa é uma composição que vai bem tanto para o dia, quanto para a noite. Caso você queira contraste, mas não muito, a dica é que uma das cores possua um tom mais pastel, o que diminui a intensidade da combinação, mas mantém o atrevimento e o destaque entre as peças", ensina.