O aplicativo de mensagens WhatsApp segue sendo uma das ferramentas mais utilizadas do mundo, em especial no Brasil, onde ele é a preferência dos usuários quando o assunto é troca de mensagem – são 120 milhões de contas no país.
De acordo com o balanço do primeiro semestre de 2022, divulgado pela empresa, a base de usuários engajados cresceu 41%. Entretanto, o que muita gente esquece, é que o aplicativo pode ser uma poderosa ferramenta de vendas.
Fundador da GRLV Agência de Publicidade Digital, Guilherme Vasconcelos aponta que o WhatsApp é uma boa forma de criar relacionamento com o cliente. Entretanto, ele alerta sobre a importância de fazer isso com estratégia.
"Mandar mensagens que não são de interesse do cliente, de forma diária, pode gerar o efeito reverso na pessoa, que se sentirá repelida a consumir seus produtos e sua marca", avisa.
Um bom canal de suporte, o WhatsApp também pode ser utilizado gera pertencimento e exclusividade com os potenciais compradores, de forma com que eles se sintam especiais e cuidados pela empresa. Características como rapidez, comodidade e familiaridade ajudam a aumentar vendas com a ferramenta.
Antes de aplicar qualquer estratégia, é necessário que você possua os contatos dos clientes. Por isso, Guilherme Vasconcelos recomenda que o negócio alimente uma base de dados própria, que pode ser a própria agenda do celular, para armazenar os contatos.
"É necessário deixar o número de contato visível em todos os canais da empresa, de forma que seja fácil entrar em contato. O cliente deve entender que seu número está disponível para resolver problemas e tirar dúvidas", destaca o empresário.
Entretanto, ele alerta: WhatsApp não é lugar para captar novos clientes, mas para se comunicar com os que já são.
Inundar o cliente de anúncios não é uma boa estratégia. Por isso, o empresário Guilherme Vasconcelos aconselha a adotar uma frequência de duas vezes por semana:
"Você pode começar a semana mandando as novidades que chegaram na loja, de forma que o cliente sinta que está sendo o primeiro a saber. Além disso, mensagens motivacionais ao final da semana, dicas relacionadas ao seu nicho, ou em comemoração à datas especiais também é uma forma de mostrar ao cliente que ele é importante. Isso melhora o relacionamento e deixa o cliente mais propenso a consumir sua marca".
Manter um grupo permanente não é a melhor opção para fomentar o relacionamento e impulsionar vendas, sendo a lista de transmissão o mais adequado. Porém, para estratégias pontuais, o grupo pode ser interessante.
"Na mesma linha de criar a sensação de exclusividade, você pode pensar em um grupo com condições especiais em datas como Dia dos Namorados, Black Friday ou em queima de estoque. Um exemplo é conceder descontos ou mimos especiais, limitados e com data para expirar, para os 50 primeiros que entrarem no grupo", destaca.