Claudia Raia recordou seu primeiro ensaio nua para a revista "Playboy". Em entrevista ao "Roda Viva", a atriz contou que o convite aconteceu quando tinha apenas 17 anos e estava participando do musical "Chorus line", em São Paulo. Apesar de muito jovem, a idade não era uma questão na época e a artista recebeu bastante apoio de sua mãe, Odette Motta Raia, que faleceu em 2019.
Ao posar nua pela primeira vez, Claudia Raia apareceu pela capa da revisa como Maria Claudia, seu primeiro nome artístico.
"Era muito esquisito. A gente não percebia que era esquisito, obviamente. Eu fui vista num trabalho artístico e fui chamada par fazer a revista que era uma das mais importantes na época. Era encarado como uma honraria, uma coroação do sucesso que eu estava fazendo no teatro. Eu não estava na televisão. Minha mãe apoiou, até por ser uma feminista e uma mulher libertária, mas eu travei. Fomos para as Dunas de Genipabu (Rio Grande do Norte), mas não rolou. Não consegui, eu fugia, não queria", disse.
Claudia Raia topou fazer o ensaio nua, mas em outro cenário: "Voltamos para São Paulo e chegaram à conclusão que devia ser feito num estúdio de dança, um lugar confortável para mim, num clima meio 'Flashdance'. Mas só tem uma foto de corpo inteiro, totalmente nua, e foi feita por acaso. Depois ficou mais fácil e assim comecei também como símbolo sexual. Foram muitas 'Playboys' nas costas".