A nova tendência abusa da maquiagem sem máscara de cílios, mas o produto que visa deixar os fios mais alongados e volumosos foi eleito o queridinho das famosas e se tornou indispensável para muitas mulheres que não fazem o procedimento estético conhecido como extensão, sendo essencial ter um no nécessaire. Apesar de ser muito utilizado, o cosmético pode ficar com uma aparência não muito agradável ao deixar algumas bolinhas dando a impressão de empelotados. Existem alguns motivos que justificam esse efeito, mas é possível amenizá-lo por meio de um truque bem simples: penteando os pelos.
Assim como a aplicação de pó em excesso, que pode provocar o rosto estourado nas fotos, passar muito produto pode ser o motivo dos cílios ficarem empelotados. Para evitar que isso aconteça, a recomendação é usar um aplicador de máscara, que se assemelha a uma escovinha, que não esteja em contato com o cosmético. Para quem não conseguir um pincel limpo, a solução é retirar todo o excesso encontrado nas cerdas antes de fazer o truque. A principal dica é escovar os fios, separando-os quando eles estiverem grudados e, dessa maneira, retirando as bolinhas, mas prestar atenção na quantidade de cosmético deixado no aplicador é uma boa dica. Antes de passar a máscara, é aconselhado se certificar de que não há excesso de produto no pincel, pois isso também pode ocasionar as bolinhas.
Para essa pergunta, existem muitas respostas e possibilidades. Além de poder ser provocado pela utilização excessiva do produto, principalmente quando passado em muitas camadas, as bolinhas podem surgir pela qualidade do cosmético. Quando a máscara de cílios estiver muito velha, ou fora da validade, ela também pode causar o empelotamento. Outro motivo que justifica o aparecimento delas é aplicar o produto de maneira errada, mas algumas dicas podem ajudar a concertar esse hábito. Passar a máscara iniciando pela raiz dos cílios e fazendo o movimento de zigue-zague, costuma controlar melhor o efeito empelotado. Caso as bolinhas persistirem, siga o truque de pentear.
Para quem curte a tendência da naturalidade, não passar a maquiagem nos pelos pode ser uma opção. Hoje em dia, é possível encontrar produtos que fortaleçam e aumentam o tamanho dos fios, utilizando fórmulas com queratina e extrato de vegetais. Deixando os cílios naturais, não existe a chance de ficar com os pelos empelotados.
(por Fernanda Casagrande)