Festa de casamento, vestido de noiva, decoração, cerimônia cheia... com a quarentena, esse cenário parece impossível, certo? Pois Marina Novaes, especialista no setor, prova que dá sim para se adaptar aos novos tempos sem precisar adiar a celebração. É que novos formatos de casamento surgiram e ganharam força entre noivas (incluindo as famosas!) para não deixar passar em branco a celebração. Confira três estilos de casamento para se inspirar!
O casamento em casa não é uma novidade e, desde 2019, é uma alternativa para as noivas mais minimalistas que optam por cerimônias mais discretas e acessíveis. No entanto, para se adaptar aos novos tempos e não deixar de comemorar a data, o home wedding ganhou ainda mais força nos últimos meses. "O Home Wedding é a comemoração na casa da família, para poucas pessoas, ou mesmo somente com a presença dos noivos. O casal pode optar pela transmissão ao vivo para seus amigos e familiares ou podem fazer algo verdadeiramente íntimo", explica Marina Novaes. A especialista também destaca que os móveis da casa podem ajudar na montagem do altar e que a cerimônia pode ser celebrada por um familiar, um celebrante e, a depender do local, até mesmo um juiz de paz. "A cerimônia, se for de manhã, pode ser seguida por um brunch ou almoço, e à noite por um jantar especial. Pode-se usar a criatividade e contratar uma serenata online, para ter música ao vivo no grande dia", conta.
Se você está em busca de uma opção bem íntima, romântica e com investimento bem baixo, então o Elopement Wedding foi feito sob medida para o seu estilo! Essa alternativa nada mais é do que um casamento a dois, no qual os noivos escolhem um destino paradisíaco e apenas o casal participa. Com a quarentena, dá para manter o estilo, mas o local pode ser um jardim bonito, uma casa de praia ou um sítio próximo à sua cidade. "Os noivos montam um altar, uma mesa de alimentação, contam com a presença de uma equipe reduzida de fornecedores, como o celebrante, o músico, o cerimonialista e a equipe de fotografia e filmagem. Tudo seguindo os cuidados necessários com a saúde e higiene que o momento pede", explica a expert. "Vale ressaltar que tanto o Home Wedding quanto o Elopement Wedding não substituem a festa de casamento. Os formatos são para não deixar a data original passar em branco, enquanto os noivos planejam a celebração para pós-pandemia".
Para os pombinhos que não abrem mão do casamento tradicional, a dica é apostar no Micro Wedding. Com a lista de convidados mais reduzida para ter até 50 pessoas no casamento, esse tipo de cerimônia tem as mesmas características de um casamento normal, mas, durante a quarentena, deve tomar todos os cuidados de higiene, com utilização de máscara por todos envolvidos e respeitar o distanciamento social. Pode ser realizado na igreja, hotel ou mesmo em um restaurante, mas é preciso checar na sua cidade o que está permitido ou não, combinado?
(Marina Couto)