No capítulo de terça-feira (29) da novela "A Força do Querer", Carol Duarte emocionou o público ao revelar a transexualidade para a família e cortar o cabelo curto para finalmente assumir a identidade masculina Ivan. Ao "Vídeo Show", nesta quarta-feira (30), a atriz contou que guardou uma parte do cabelo de presente para a mãe: "Peguei um cachinho. A minha mãe é muito sentida com o meu cabelo. Vou dar um cachinho para ela. É muito representativo para mim também. Nunca tive cabelo curto assim. Vai ser uma descoberta de um novo tipo de feminino". Na conversa, a artista ainda disse que ao gravar a sequência lembrou de seu laboratório para o folhetim e a conversa que teve com homens trans para o papel: "Me veio a memória de um garoto que me falou que um dos momentos mais felizes foi cortar o cabelo. Na nossa sociedade, o cabelo comprido tem um significado muito feminino".
Nas cenas da novela, Joyce (Maria Fernanda Cândido) não escondeu a tristeza com a mudança da filha e chorou ao ver Ivana cortando o cabelo. Para Carol, a sequência foi bastante dolorosa para Joyce e Ivana: "Encontrar a mãe não é fácil. Ela tem as expectativas dela e chora com ela. É uma relação muito forte. Eu saí de dentro dela. Ela viu tudo da minha vida. Para ela, é uma grande decepção. E é muito triste para o filho ver que a mãe tem tanta decepção assim". Porém, a atriz enxerga que o corte de cabelo da personagem foi como uma libertação: "A Ivana não consegue mais continuar nessa vida. Então algo vai morrendo, ou já morreu, ou estou me despedindo. Parece que a Ivana está dizendo isso: 'estou me despedindo porque não aguento mais'".
Nos próximos capítulos da novela, já com a identidade masculina, Ivan vai descobrir que está 'grávido' de Cláudio (Gabriel Stauffer). Por causa da gravidez, o irmão de Ruy (Fiuk) vai precisar interromper a transição de gênero. Nos bastidores da trama, Carol admitiu que torce para que Ivan tenha um final feliz ao lado de Cláudio: "A galera está querendo (os dois juntos). Também fico shippando. Quero muito que eles fiquem juntos no final, essa é a minha torcida".
(Por Tatiana Mariano)