Quando a temperatura começa a se eleva, a vontade de vestir roupas mais confortáveis aumenta e acabamos querendo deixar de lado tudo o que aperta e incomoda. Versátil, o jeans pode transitar do inverno ao verão, desde que seja feito em versões mais leves ou se combinados com peças que têm a cara do calor. Vêm das passarelas das semanas de moda internacionais (verão 2019) algumas novas propostas de usar o jeans que não pesam nem esquentam o look, fazendo com o que material permaneça como um dos mais versáteis do mercado fashion.
Feita em versões mais leves, um dos modelos da vez fica lindo com top cropped, blusa de alcinha em estilo lingerie e até em produções noturnas, como uma parte de cima brilhante, por exemplo. Para ficar bem fresquinha dê um respiro para os pés com a rasteira de amarrar no tornozelo, um dos hits da temporada, ou um com sandália de tirar e salto alto, perfeita para um look para noite.
Em uma pegada parecida com a da calça clochard, o short de cintura alta pode ser bem casual, perfeito para um almoço com as amigas ou um programa pós-praia, por exemplo. Usado com camisa de seda (como no look Saint Laurent da nossa galeria) ou com um top de paetês, por exemplo, ele vai vai facilmente a um jantar informal ou mesmo para a balada. Basta dosar os complementos para transformar a peça em um multiuso.
Um dos mais versáteis materiais do mundo da moda, o jeans pode ser matéria-prima de vestidos e macacões, uma das peças queridinhas entre famosas, de inverno de de verão, dependendo da modelagem ou do comprimento. O modelo tomara que caia -- um dos decotes do momento -- da Emporio Armani, por exemplo, é chique e vai do programa casual ao look noite, dependendo dos acessórios. Já o vestido mídi da Miu Miu faz um office look de respeito.
Da clássica minissaia (que transita por quase todos os ambientes no verão), aos modelos mais compridos, o jeans é o material da vez para modelagens mais desconstruídas. A saia longa da Balmain lembra uma camisa amarrada na cintura e traz uma das principais trends da vez para a temporada de verão, o jeans desconstruído. Já a Stella McCartney investiu em um jeans mais molinho para fazer conjuntinhos (trend em alta há algumas temporadas) que trazem ainda outra trend da vez: o tie dye. Além de mais leve e fácil de usar, o tecido mais flexível é versátil e pode ser guardado também para os looks do inverno. A Alberta Ferretti apostou na pegada utilitária, e em modelos lisos de sarja colorida com proposta parecida. Dá vontade de ter todos!
(por Deborah Couto)