A chegada do verão é a oportunidade perfeita para apostar em um corte de cabelo curto, que garante frescor e irreverência na estação mais quente do ano. Pixie cut, messy bob e chanel já conquistam um lugar cativo no coração das fashion girls e prometem seguir em alta como tendência para madeixas no calor: é que pescoço e nunca de fora viram o combo desejo de muita gente quando as temperaturas aumentam segundo o hairstylist Neandro Ferreira. Ele é o nome por trás da mudança de visual de Fernanda Vasconcellos, que apostou em um corte curtinho com técnicas geométricas e muita versatilidade.
As formas geométricas estão em alta nos traços de delineado que têm feito a cabeça das mais fashionistas quando o assunto é maquiagem - e você provavelmente já sabe disso. A dica de Neandro Ferreira é levar essa estética para os fios como forma de renovar o visual no verão. "Técnicas de geometria dão design ao cabelo e garantem a versatilidade no corte", afirma o expert. Criado nos anos 60, esse método tem uma base clássica e são as camadas desconectadas que trazem um ar contemporâneo ao look de acordo com o profissional. Em diferentes tamanhos, elas são as responsáveis por dar movimento e leveza ao hairstyle trendy para a próxima estação.
"As mulheres estão usando mais cabelo na cabeça que no corpo", comenta. Em vez de madeixas ultralongas que passam a fazer parte do corpo e se misturam com a roupa, o corte da vez para o verão 2020 coloca os fios de volta à cabeça segundo Neandro. E se engana quem acredita que é difícil manter um cabelo curtinho em dia: a técnica geométrica dispensa manutenção, já que o design garante que os fios vão crescer seguindo a forma desenhada. É só lavar a cabeça, sacudir o cabelo e sair de casa - no melhor estilo "wash and go" possível para a mulher contemporânea que não tem tanto tempo para arrumar as madeixas como argumenta o hairstylist da atriz. Mas se o objetivo for manter o tamanho, a dica é voltar ao salão a cada três meses.
O corte com camadas desconectadas é muito versátil segundo o expert. "Esse cabelo pode ser usado de forma clássica, casual (meio desarrumado) e superfashion." No dia a dia, vale usar um secador para deixar os fios no lugar e até a prancha de cabelo para deixar as pontas lisas. Para quem gosta de textura, ideal em um penteado solto para festa, a dica do profissional é usar produtos tipo leave-in e amassar as madeixas após deixá-las secando naturalmente - uma boa pomada faz diferença na hora de conseguir um visual desestruturado. Já as fashionistas podem deixar os fios secando naturalmente sem maiores preocupações: o corte em si garante muito estilo à produção.
(Por Bruna Vilar)