Você já deve ter ouvido que cabelo cacheado e crespo precisa de atenção especial ao ser tingido. Mas não precisa ter medo! O segredo para conseguir o resultado dos sonhos é investir em alguns cuidados simples e básicos para os cachos passarem pelo processo químico sem que a curvatura natural dos fios seja danificada. O Purepeople conversou com o hairsytlist Fabio Oliveira e dá dicas valiosas para as cacheadas que pensam em colorir o cabelo. Vem ver!
Antes de partir para a coloração, é fundamental ter em mente que cabelos danificados precisam de atenção e cuidados redobrados. Mas se você não sabe identificar quando os fios estão precisando de uma ajudinha extra, a gente te conta! Algumas dicas certeiras são: cachos quebradiços, frágeis e com facilidade para formar nós. Para não agredir ainda mais o cabelo, o hairstylist indica investir na reconstrução antes de submeter os fios a mais um processo químico.
O profissional defende que não existe "a" melhor técnica para pintar cabelos cacheados - já que tudo depende do processo de coloração e do perfil da cliente. "No caso das mechas, é fundamental que o tom seja o mais natural possível e seja usada a técnica free hands", exemplifica. Por ser a "mão livre" (isto é, sem o uso de touca nem papel alumínio), o processo exige muito pouco do cabelo e consegue criar luzes sem marcar o cabelo. Segundo Fabio, esse tipo de cuidado deve ser tomado para proteger a curvatura natural dos fios, que pode variar de 2A até 4C.
A contagem regressiva para os dias de sol já começou! Por isso, o beauty artist antecipa algumas cores que estarão em alta no verão: tons de mel ao dourado. "São os mais naturais e virão com força para a estação", justifica. Para as que gostam de ousar, uma boa notícia: tons mais avermelhadas também terão sua vez na época mais quente do ano.
Pode acreditar: seguir as etapas do cronograma capilar faz toda a diferença depois de submeter os fios a um processo de coloração. O expert explica: "É importante para recuperar a saúde do cabelo". A dica dele é priorizar hidratação e nutrição no pós-química, intercalando as duas fases na rotina de cuidados. Além disso, Fabio recomenda a adoção de uma linha rica em antioxidantes para tratar os fios após a tintura.
É verdade que todo cabelo precisa de cuidados específicos no verão, mas cachos tingidos exigem um pouco mais de atenção. Como a exposição ao sol é maior nessa época do ano, Fabio aconselha que as cacheadas aumentem o número de hidratações e invistam em finalizadores com proteção solar - seja na técnica da fitagem ou no dedoliss.
(Por Bruna Vilar)