Toda temporada traz um modelo novo de bolsa para apostarmos. É assim que funciona a moda e se as tendências não mudarem, paramos de desejar (há controvérsias nessa afirmação, mas vamos permanecer assim por enquanto). Por isso mesmo que toda estação tem uma peça-desejo. A bolsa é um dos objetos mais emblemáticos desse mercado, já que além de item de moda elas têm o papel social da ostentação da grife. Por isso, para quem ama o assunto, ter a bolsa da vez (a it bag) é um valor. A temporada do inverno 2019, no entanto, se mostra mais democrática e traz modelos para estilos e necessidades diferentes. A prática tiracolo, por exemplo, é um dos modelos em evidência nesta temporada e a pochete ganha versões de luxo, denominada belt bag, passa a se assemelhar mais à bolsa e menos ao artigo esportivo. Confira outros modelos em alta neste inverno.
Pense num modelo de bolsa que mais poderia ser uma moedeira. Esta é a microbag, versão bem miniatura de uma bolsa comum. Nela só cabem o cartão de crédito e quiçá um batom. O telefone celular tem que ir na mão mesmo. Um dos pioneiros na tendência é o designer francês Simon Porte Jacquemus, um darling da moda no momento e que traz certa ironia para suas peças. Há algumas temporadas, por exemplo, ele lançou o oposto: versões absolutamente gigantes de bolsas e chapéus. Mas a tendência da minibag apareceu em passarelas mais tradicionais, como a da Givenchy, também.
A gente já comentou por aqui que a feminilidade anda em alta na moda. O estilo de com ar burguês e retrô que traz características da década de setenta resgata um certo frescor nos looks. Os acessórios, portanto acompanham. Além das botas longas, que complementam os looks com perfeição, as bolsas também acompanham o estilo. Pense em peças delicadas e um pouco mais compactas, no couro mais rígido e nas ferragens preciosas (de preferência douradas). foram esses os modelos desfilados em passarelas como a da Celine, da Chloé e da Balenciaga, por exemplo.
As menos econômicas na hora de carregar os pertences vão gostar do retorno dos modelos gigantes. As maxibags, que andavam sumidas das passarelas há algumas temporadas, apareceram em desfiles do inverno 2019/20 de grifes como a britânica Stella McCartney e a francesa Balenciaga em versões que cabem tudo o que mulher pensar em levar!
(por Deborah Couto)