Sucesso em "Malhação" como a protagonista Anita, Bianca Salgueiro encara a novela adolescente como um importante passo na carreira e já pensa em desafios profissionais. A atriz conversou com o Purepeople e declarou que gostaria de fazer uma vilã na TV. Aos 19 anos, ela disse que foi difícil dar o primeiro beijo em Gabriel Falcão, o Ben do folhetim.
"Foi um pouco tenso e eu fiquei bem nervosa, mas a gente conversou bastante e deu tudo certo. Eu nunca tinha passado por isso antes, só tinha dado selinho em outros trabalhos... Eu sabia que o beijo aconteceria, só não imaginava que seria tão rápido".
A atriz conta que é muito amiga do colega de elenco e deixa claro que não existe a chance de acontecer um romance fora da televisão. "O casal 'Benita' é muito forte e tem uma torcida grande. Eu sei que pode ter uma confusão na cabeça das pessoas porque a gente sai junto e se dá muito bem, mas a verdade é que não passa de uma grande amizade", afirma Bianca que não está solteira.
"Eu namoro sim, mas prefiro não falar muito sobre isso porque ele não é desse meio. Ele entende meu trabalho, mas gosto de discrição".
Na temporada passada, o público acompanhou o casal Bruno (Rodrigo Simas) e Fatinha (Juliana Paiva). O assédio sobre os dois foi tão grande que o jornal "Extra" chegou a noticiar que eles estariam namorando. Na época, Juliana negou o romance. Sobre este tipo de especulação, Bianca tenta levar numa boa.
"Quando a pessoa decide ser atriz, ela sabe que pode passar por isso. O assédio faz parte e sempre vai acontecer... O que gratifica é o carinho dos fãs, o reconhecimento. Eu recebo elogios de crianças e de pessoas mais velhas dizendo que assistem 'Malhação' todos os dias. É bom conquistar diferentes públicos".
Um sonho: atuar com Rodrigo Santoro
Bianca não tem medo de desafios e gostaria de interpretar uma vilã. "É sempre bom sair da zona de conforto". Outro sonho da moça é atuar com Rodrigo Santoro e Wagner Moura. Ela admira o trabalho dos dois atores e acredita que teria muito para aprender com os galãs.
"Contracenar com o Rodrigo me deixaria muito feliz. É um dos meus artistas favoritos. Já tive a oportunidade de fazer um filme com ele ('Os Desafinados'), mas gostaria de atuar novamente e por mais tempo. O Wagner também é outro que acho incrível, com trabalho sensacionais no cinema".
Apesar de ser muito tímida e reservada, Bianca afirma que aceitaria fazer um papel que exigisse mais sensualide ou cenas mais dramáticas. "Nunca pensei em nudez ou mostrar o corpo, mas se um trabalho exigir isso de mim vou ter que colocar a máscara do personagem e entrar de cabeça. Com concentração, a gente lida com esse tipo de receio. É a profissão que escolhi, não posso ter medo", finaliza.
Pouca folga: faculdade e gravação todos os dias
Bianca cursa o primeiro período de Engenharia Mecânica na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), na Zona Sul do Rio de Janeiro. Depois das aulas, ela corre para os estúdios da TV Globo para um dia inteiro de gravação. Engana-se quem pensa que a rotina intensa é um problema na vida da atriz. Ao contrário, ela se sente realizada com as responsabilidades.
"Sempre fui muito cabeça feita e sei onde quero chegar. Minha prioridade é a carreira de atriz. Na faculdade, eu tenho poucas matérias, estudo de 7h às 11h e depois vou para o Projac. O único dia de folga é o domingo, mas é quando eu paro pra decorar o texto da semana. Não tenho muito tempo para folgas (risos)".
Bianca ainda não sabe como vai ficar o seu dia a dia nos próximos períodos, quando terá que fazer estágio na área de engenharia. "Vou fazer uma coisa de cada vez pra não enlouquecer", explica a jovem que tem total apoio dos pais.
"Meu pai me colocou em um curso de vídeo quando eu tinha 7 anos, depois fiz vários testes e comecei a gostar dessa vida. Eles me dão força em tudo. Sempre foi assim".
A atriz domina inglês, italiano e entende um pouco de mandarim. Na época do vestibular, ela passou em primeiro lugar geral para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
(Por Camilla Rua)