A eliminação de Gabriel Santana deu início oficialmente a reta final do "BBB 23" com o TOP 10 do programa. Em busca de conquistar a liderança e garantir imunidade no jogo, os 'brothers' enfrentaram mais uma Prova de Resistência na noite de quinta-feira (30).
Tadeu Schmidt explicou ao vivo a dinâmica da semana com o 'voto inverso', novidade revelada por Boninho nas redes sociais. De acordo com as regras, excepcionalmente essa semana, o público deve votar para o emparedado permanecer no jogo, e não para sair.
Desta vez, nenhum participante foi vetado e todos tiveram a oportunidade de disputar a dinâmica que exigiu muita concentração e habilidade. Usando uma fantasia de maquininha de cartão, os jogadores precisaram manter um botão apertado em uma plataforma giratória. Quem soltasse o botão, estaria automaticamente eliminado da atividade.
A dinâmica deu início às 23h17 e, até o momento, 5 'brothers' desistiram da disputa pela liderança. Marvvila foi a primeira participante a sair, com apenas 14 minutos de prova.
Amanda foi eliminada logo na sequência e permaneceu 17 minutos no local. Após 4 horas, Larissa alegou dor no pé e decidiu deixar a competição. A prova completou 7 horas e Domitila Barros precisou desistir por fortes dores no joelho.
Com 9 horas de duração, Sarah Aline, foi a sexta participante a deixar a resistência após muitas queixas de dor. Fred Nicácio aguentou por 11 horas mas desistiu de continuar na disputa. Depois de 15 horas de dinâmica, foi a vez de Cezar Black sair da competição.
A prova completou 17 horas e Ricardo Alface e Aline Wirley foram os 'brothers' finalistas da dinâmica. A ex-Rouge venceu a disputa e conquistou a liderança após o adversário passar mal e cair no chão.
Ricardo recebeu atendimento imediato da produção do reality show da TV Globo.