Não é de hoje que criações do universo de moda e beleza dão o que falar nas redes sociais: desde bolsas em formatos diferentões até desfiles com peças polêmicas, a repercussão da web ganhou ainda mais evidência nos últimos anos. Dessa vez, é um dos itens de beleza mais populares entre as mulheres de todo o mundo que está no centro de uma polêmica.
A marca Isamaya Beauty, da maquiadora britânica Isamaya Ffrench, lançou um batom em embalagem metálica com formato de pênis. O item de beleza está à venda em duas cores diferentes e custa cerca de R$ 495 (US$ 95 em cotação atual), apesar de não ter entrega disponível para o Brasil.
Nas fotos de divulgação da marca, modelos aparecem aplicando o produto nos lábios e também com ele escondido na lingerie. E, assim como o design da embalagem, as escolhas fotográficas da marca foram duramente criticadas no Instagram oficial.
"Esse design é estúpido e embaraçoso", opinou uma internauta. "Como se as mulheres não fossem suficientemente objetificadas", alegou outra. E houve até quem citasse uma icônica campanha de Hollywood. "Num mundo em que Me Too finalmente aconteceu, isto é apenas nojento", reclamou mais uma.
Outros internautas lembraram do impacto do choque no marketing, questão trazida à tona recentemente depois da polêmica com a Balenciaga. "Estou tão confusa com esta marca! Acho que estão apenas a tentar chamar a atenção com valor de choque", disse uma seguidora. "Este produto é tão terrível... É preciso sexualizar tudo?", questionou outra.
A maquiadora dona da marca, contou à Vogue britânica na ocasião do lançamento que a coleção tem, intencionalmente, um tom mais provocativo.
"Existem pessoas por aí que não querem apenas 'glamour e beleza', mas algo mais ousado e excitante. Quero que minha marca converse com essas pessoas. Algo honesto e desinibido – é assim que eu vejo", argumentou.