Além de valorizar o olhar com a make, outras técnicas e procedimentos estéticos se tornaram mais comuns nos últimos tempos. O alongamento de cílios é um dos mais queridinhos e, apesar disso, diferentes mitos o cercam.
Para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre esse procedimento, a lash designer Raquel Fernandes, do Expert Beauty Center, afasta as principais 'fake news' sobre a aplicação dos fios.
Segundo a especialista, essa é uma preocupação muito popular quando o procedimento é feito pela primeira vez. "O alongamento de fios é uma técnica que requer estudo, conhecimento e o uso de materiais de qualidade", alerta.
"Quando as interessadas buscam uma profissional que está atenta a todos os detalhes do procedimento e dos cuidados necessários para a manutenção em casa, não há nenhum dano para os fios naturais. Procuro sempre conhecer as clientes antes de realizar o procedimento, fazendo um teste de alergia com a cola ou perguntando sobre irritações ou outros procedimentos já realizados na região", detalha Raquel.
+ Descubra aqui 5 fake news de beleza para deixar de lado de uma vez por todas!
O medo de que o alongamento de cílios fique desproporcional ao rosto também é muito recorrente. Segundo a expert, diversas técnicas podem se adequar ao estilo de cada cliente.
"Geralmente há uma preferência para procedimentos mais naturais como o clássico fio a fio e o volume brasileiro, em que o fio tem formato de Y. Mas para quem gosta de mais ousadia nos olhos, a técnica egípcia, com o fio na forma de W, e volume russo, que utiliza de dois a seis fios, trazem mais volume para os cílios", afirma.
De acordo com Raquel, o tempo de duração é relativo de cliente para cliente, considerando os cuidados, manutenções e crescimento do fio natural.
"Geralmente os fios permanecem de 30 a 45 dias, mas sempre aconselho uma manutenção depois de 20 dias, para repor os fios que acabaram se perdendo na primeira aplicação", ressalta sobre a técnica, queridinha também de celebs nacionais e internacionais.
A especialista em cílios aconselha que, para uma durabilidade maior, são necessários cuidados no dia a dia. "Logo após a aplicação dos fios, peço para as clientes não molharem a região e evitarem saunas ou atividades que causem transpiração nas primeiras 24 horas, assim a cola pode secar naturalmente", aponta.
"Depois desse período, a higienização diária dos cílios deve ser feita com shampoos neutros, aqueles usados em bebes", aconselha a especialista.
E as amantes de maquiagem precisam de uma atenção especial, afinal não é recomendado o uso de rímel ou lápis nos olhos. A única exceção, de acordo com Raquel, caso você tenha a necessidade de fazer uma make mais especial para eventos formais, como um casamento.
"Além de deixar um aspecto mais artificial, o produto pode diminuir a durabilidade do procedimento e prejudicar os fios naturais," finaliza.