Mudaram as estações e, sim, a alimentação também precisa de uma atenção especial. É que na temporada outono/inverno, em que o clima costuma ser mais seco e ameno, os alimentos gelados e fresquinhos do verão ficam em segundo plano. De acordo com a médica Luciana Harfenist, a dica é caprichar nos ingredientes da estação que fortaleçam a imunidade e o organismo. Veja mais dicas da nutri!
A primeira dica da nutricionista é investir em uma alimentação mais natural, se possível com alimentos orgânicos e que estejam na época. Além disso, a expert ressalta que a tendência de exagerar na quantidade de comida durante a temporada outono/inverno.
"Precisamos ficar atentas à qualidade dos alimentos que estamos ingerindo. O ideal é sempre ter preferência por produtos orgânicos e não exagerar na quantidade, já que climas mais secos e frios tendem a confundir a nossa mente e fazer com que tenhamos mais fome durante o dia", explica.
Nesse caso, não podem faltar frutas no seu cardápio e o ideal é já começar o dia com essas opções. Segundo a médica, a tangerina é uma ótima pedida para a temporada, já que atua na formação óssea e possui magnésio e vitaminas A e C. Outro aliado no outono é o kiwi, rico em vitamina C e que ajuda a combater o envelhecimento celular.
"Outras frutas podem ser incluídas, como a pêra, uma fruta poderosa em antioxidante e rica em selênio. O abacate também é uma boa pedida. A fruta tem propriedades que reduzem o colesterol LDL, ajuda a manter HDL e possui ácido oleico".
Já na hora do almoço e do jantar, as hortaliças precisam estar incluídas na sua dieta. Uma dica é apostar no repolho, rico em vitamina C e amigo do intestino. "A berinjela vem sendo um dos frutos mais consumidos e faz um bem absurdo para a saúde. Além de combater o colesterol LDL, é rica em cobre, folato, magnésio e fibras! Já o espinafre previne o envelhecimento precoce e tem um alto índice de ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A e do complexo B".
A nutri também destaca o chuchu e a beterraba como alimentos essenciais para o outono. "O chuchu possui propriedades que ajudam a prevenir a osteoporose, cálcio, potássio e fibras. Por sua vez, a beterraba atua na proteção cardíaca e seus nutrientes atuam diretamente no sistema circulatório".
(Por Marina Couto)