Junior Lima lançou, neste domingo (29), o álbum "solo (vol. 1)", o primeiro trabalho como cantor desde o fim da dupla com Sandy, em 2007. O disco traz homenagens aos filhos do artista, Otto, de 6 anos, e Lara, de 2. Em coletiva de imprensa com a participação do Purepeople, o artista deu detalhes da influência da paternidade em seu processo criativo.
"A paternidade me aflorou. Eu descobri novas formas de amor. Intensificou isso, é um contato muito grande com as minhas emoções. Inclusive, a Lara chegou pra gente durante o processo do disco. Quando a Mônica [Benini, esposa do cantor] ficou grávida, o período da gestação, depois do nascimento... Nesse processo todo, eu estava trabalhando no disco", disse Junior, que também contou com a colaboração de Sandy no disco.
"solo (vol. 1)" traz uma música para cada herdeiro. "O Dom", homenagem a Otto, tem uma colaboração ainda mais especial: Xororó. Segundo o artista, ele sentia falta de uma faixa com uma sonoridade específica. "Uma música pra cantar de braços abertos no show", descreve. Então, foi atrás do pai e dos colaboradores dele em busca dessa canção.
"Ele me mandou o início de 'O Dom'. Quando olhei a letra, pensei imediatamente no meu filho, o primeiro verso. Na cabeça dele [Xororó], era uma música de amor, de um casal. Eu falei: 'não!'. Eu comecei a transformar o sentido da letra, pra esse sentido de ser de pai pra filho, pensando muito no Otto. Tendo feito essa música junto com meu pai pensando no meu filho, é justamente essa linha que fica dentro de mim. Por isso, ela saiu com a intensidade que ela tem, ela tem uma potência emocional muito grande pra mim. Tá tudo conectado", detalha Junior.
Em "O Dom", Junior canta: "Em todas as manhãs / Quem me faz sorrir / Quem me inspira a ser / O que eu sempre quis".
Para a caçula, Junior dedicou a faixa "Novo Olhar". "Como eu já tinha feito pro Otto, pensei: 'quero fazer uma Lara'. E aí foi vindo a letra", derreteu-se. A faixa traz versos como: "Fez a minha história / Ficar mais bonita / Quem diria / Me presenteou com um novo olhar / A ponto de melhorar quem sou / Que bom que você chegou".
Junior afirma que ter a paternidade como inspiração é inevitável. "Eu componho muito a partir do meu coração, é muito conectado com o sentimento do dia às vezes. Eu não sei separar as coisas. Inevitavelmente, esses sentimentos todos estão envolvidos, estão no meio do tempero todo do disco", comenta o artista.