Preta Gil passou por um período complicado em 2024 devido a problemas de saúde. Após ser diagnosticada com câncer de intestino, que inicialmente estava em remissão, ela enfrentou um revés quando o câncer voltou a se manifestar em várias partes de seu corpo.
O retorno da doença levou Preta a ser submetida a uma cirurgia de alta complexidade, que durou aproximadamente 21 horas e foi realizada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Esse procedimento longo e delicado foi necessário para a remoção de tumores presentes nos linfonodos, no ureter e para tratar a metástase no peritônio. Atualmente, seu estado de recuperação está sendo acompanhado de perto pela equipe médica.
Após o complexo procedimento cirúrgico, Preta Gil permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde está ao cuidado de uma equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, entre outros especialistas. Segundo o boletim médico recente, Preta está acordada e interagindo, mostrando sinais positivos de recuperação.
"A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) encontra-se estável, acordada e conversando. Ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em recuperação da cirurgia realizada na última quinta-feira, dia 19 de dezembro. A paciente está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira", disse a nota assinada pelo diretor de governança clínica do hospital em São Paulo, Luiz Francisco Cardoso, e por Álvaro Sarkis, diretor clínico.
O apoio emocional e físico tem sido fundamental nesse processo. Francisco Gil, filho da artista, tem estado presente durante toda a hospitalização, compartilhando atualizações com os fãs e expressando gratidão pelo apoio que vêm recebendo. Além de seu filho, amigos próximos como Malu Barbosa também acompanham de perto sua recuperação, atualizando as redes sociais com informações sobre o estado de saúde da cantora.
Após a cirurgia, o plano de tratamento de Preta Gil inclui a possibilidade de novas abordagens terapêuticas. Existe a expectativa de que ela inicie um tratamento complementar no exterior, buscando alternativas que podem incluir novas formas de quimioterapia. Essas opções visam oferecer uma maior eficácia no combate à reincidência da doença.
A busca por tratamentos no exterior se deve ao fato de que a quimioterapia anterior realizada no Brasil não produziu os resultados esperados. A equipe médica de Preta está explorando novas possibilidades, incluindo terapias que ainda não foram introduzidas no Brasil, na esperança de alcançar uma recuperação completa.