Dias nublado e com chuva têm virado rotina no dia a dia do brasileiro. Nesse feriado de 2 de novembro não será diferente. De acordo com o Climatempo, a primeira semana de novembro será igual a maior parte do mês de outubro: sem sol na maior parte do país. Nesses dias, nada melhor do que ver filmes ou maratonar séries (confira algumas notícias sobre filmes e dicas de séries aqui). Para te inspirar - e dar uma animada -, o Purepeople preparou uma lista com 10 cenas marcantes na qual a chuva foi a protagonista principal.
Seja com o objetivo de criar cenas mais dramáticas, chamar atenção do telespectador para algum ponto ou até mesmo assumir o papel principal, a chuva tem um papel de destaque nas produções abaixo.
Não poderíamos começar a lista sem um filme que marcou uma geração. Em "High School Musical 3: Ano da Formatura", Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) fazem uma das performances mais românticas do casal ao som de "Can I Have This Dance". Ao final da dança, uma chuva torrencial cai para deixar o clima entre os dois ainda mais romântico.
Não há ninguém que resista a um beijo apaixonado do casal protagonista do filme. Em "Diário de Uma Paixão", Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling) selam o amor proibido em um romântico passeio de canoa. O beijo debaixo do temporal esquenta qualquer coração em um dia nublado.
Um dos beijos mais icônicos dos filmes de super-heróis sem dúvida é o do Homem-Aranha (Tobey Maguire) e da Mary Jane (Kirsten Dunst). Após o herói salvar a mocinha, ele aparece de frente para ela, virado de cabeça para baixo. Mary Jane, então, levanta máscara dele até a altura do nariz e os dois se beijam.
E com certeza essa cena também foi marcante para Tobey. Sam Raimi, diretor do filme, disse que o ator quase se afogou ao gravar o beijo. A máscara molhada e dobrada até a altura do nariz do ator fizeram com que ele ficasse sem ar durante a cena. Foi literalmente um beijo de tirar o fôlego!
E por falar em super-heróis. Indo da Marvel para a DC, outra cena marcante no mundo do cinema envolvendo chuva é a luta principal de Batman e Superman no filme.
Com direito a muitos efeitos especiais. A troca de chutes e socos entre os heróis é marcada, também, por uma chuva que faz qualquer capa encharcar. A dramaticidade ganha um outro nível com uma luta debaixo d'água.
Vencedor do Oscar de 2013, "As Aventuras de Pi" traz a chuva com um papel transformador na vida de Pi (Suraj Sharma). Após uma tempestade, o protagonista perde sua família no naufrágio. Sendo o único sobrevivente, o jovem precisa encarar diversas dificuldades no mar aberto.
De um vencedor de Oscar para outro. "Parasita" narra a história de uma família coreana. Em um determinado momento, uma tempestade cai e causa alagamentos, fazendo com que muitas pessoas perdessem móveis e objetos de casa.
Nessa parte do filme, a chuva serve para enfatizar as diferenças das classes sociais e como elas lidam com determinadas situações de acordo com seus privilégios - ou a falta deles. Enquanto famílias lamentam a perda de seus bens de valor, personagens que moram em partes seguras da cidade veem a chuva como uma "bênção".
Uma lista de filmes para se ver em dias nublados sem citar "Cantando na Chuva" não é uma lista de respeito. Uma das cenas mais marcantes do cinema hollywoodiano envolve dança, canto e muita água. Nela, o personagem de Gene Kelly transborda tanta felicidade que decide fazer uma performance debaixo do temporal.
Saindo dos filmes para as séries. O sucesso espanhol "La Casa de Papel" teve seu momento chuva. Não estamos falando de uma chuva normal, mas sim de dinheiro. Como uma maneira de desvirtuar a atenção da polícia, o Professor (Álvaro Morte) distribui dinheiro em uma praça na Espanha usando um dirigível.
No documentário "La Casa de Papel - O Fenômeno", a produção conta que passou por alguns perrengues durante as filmagens, inclusive com uma chuva de verdade que atrapalhou a rodagem da cena.
Item essencial para os dias chuvosos, o guarda-chuva amarelo ganha um significado totalmente novo em "How I Met Your Mother". Na produção, o objeto simboliza a conexão entre Ted (Josh Radnor) e sua futura esposa. O principal objetivo da aparição do objeto na cena era demonstrar que, mesmo com os desencontros da vida, o destino vai tratar de aproximar as pessoas que devem ficar juntas.
Nessa série da Netflix a chuva assume o papel de protagonista. Na trama, uma tempestade destrói da Dinamarca e, com isso, dois irmãos saem em busca de algum sobrevivente em outro lugar. Com um clima pós-apocalipse, a produção já tem três temporadas.