A 7ª temporada de "MasterChef - Brasil" estreia recheada de surpresas nesta terça-feira (14). A maior competição culinária do mundo já começa com um desafio inédito: a caixa misteriosa dos famosos. Ivete Sangalo, Thiaguinho, Fernando Zor, Maiara e mais celebridades vão aparecer e revelar aos telespectadores neste capítulo inédito quais são seus pratos preferidos. Na história do reality show, grandes cozinheiros se formaram atrás das bancadas, conquistaram maturidade no decorrer do programa e hoje são profissionais, como é o caso do mais recente campeão: Rodrigo Massoni. Pensando nisso, o Purepeople reuniu os vencedores de todas as edições. Relembre!
A primeira temporada na versão amadores estreou em setembro de 2014 e Elisa Fernandes foi a campeã. Após vitória, a participante morou três anos na França, onde estudou na renomada escola Le Cordon Bleu e trabalhou no restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée. "É graças ao programa que consegui mudar de carreira e viver uma trajetória de realização profissional. Mas, como minha vida deu uma virada enorme depois de ganhar a primeira edição, acabei me distanciando de tudo que me relacionava ao programa. Não intencionalmente, mas porque era hora de focar na carreira na cozinha e colocar em pausa na parte mais 'TV' da vida. Hoje em dia participaria do programa de novo, mas apenas pela diversão de rever os colegas", disse ela.
Em maio de 2015, Izabel Alvares disputou a primeira colocação com 18 participantes e levantou o troféu da segunda temporada em uma final contra Raul, hoje comentarista do programa. Em 2019, a jovem lançou um livro de como preparar receitas low carb, dieta que mudou sua vida e a fez perder mais de 30 kg. "Ao todo são 100 receitas que testei desde 2016, quando iniciei a dieta para cuidar das minhas doenças autoimunes e também para emagrecer", contou. Já na terceira temporada, em março de 2016, o empresário Leonardo Young enfrentou 21 cozinheiros amadores.
O trio voltou a aparecer na televisão na 4ª temporada, em 2017, na semifinal entre Michele Crispim, Deborah Werneck e Valter Herzmann. Na época, Michele venceu em uma final feminina contra Deborah e foi acusada de copiar a sobremesa da chef Bel Coelho, do restaurante Clandestino. "Preciso fazer justiça publicamente. Já que no programa não passou, quero dar o merecido crédito a uma chef que sempre foi e sempre será uma inspiração para mim. A sobremesa do meu menu da final foi, sim, baseada na da Bel Coelho, a quem dedico parte da minha vitória", admitiu a santa catarinense.
A 5ª temporada começou no dia 6 de março de 2018 e Maria Antonia Russi foi a campeã com menu italiano. Na época, a sommelier levou para casa o prêmio de R$ 200 mil, uma viagem para a Itália para acompanhar a final do Worldpasta Championship, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, um carro zero km, eletroportáteis e utensílios de cozinha. No início do ano, a gaúcha, de 37 anos, sofreu um acidente ao esquiar na Suíça e assustou os internautas ao aparecer com o rosto com aparência queimada. "Simplesmente caí barranco abaixo. Era começo de noite e eu fiquei assustada e com medo. Imediatamente liguei pro meu médico que, além de ser um super cirurgião plástico, é um amigo muito querido e me ajudou nos primeiros socorros", contou.
A 6ª temporada foi inovadora. A estreia em março de 2019 também ficou marcada por conta do novo dia e horário transmitido na Band TV: aos domingos, às 20h. Na edição, Rodrigo Massoni se consagrou vitorioso em uma final emocionante. "Quando os chefs me entregaram o troféu, foi uma sensação de dever cumprido. Sem dúvidas, a final foi a prova mais difícil até agora. A pressão foi muito maior. Fui o mesmo Rodrigo de sempre, com foco. Cozinhei as coisas que eu gosto e que me representaram de alguma maneira", disse ele, que gritou e chorou pela irmã falecida ao receber o prêmio. Nomes promissores, como o jovem Helton Oliveira e a enfermeira Juliana Nicolli marcaram a temporada e empolgaram a web com muitos memes.
Em seis anos de "MasterChef", o programa inovou com edição Júnior e até mesmo profissional, voltada para cozinheiros com carreira. A primeira temporada aconteceu em 4 outubro de 2016 e Dayse Paparoto venceu quebrando tabus. Em 5 setembro de 2017, o público pode acompanhar a estreia da segunda edição, com Pablo Oazen como vencedor. Já o terceiro reality, lançado em 21 agosto de 2018, consagrou Rafael Gomes como campeão. Entre 5 de maio e 7 de julho, a Band reprisou a primeira fase de "MasterChef", enquanto a produção da próxima temporada, versão "Amadores", estava pausada devido a pandemia do coronavírus.
(Por Rahabe Barros)