O encontro entre Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) em uma das cenas românticas do casal em "Império" ficou apenas na troca de olhares, mas era para ter evoluído para um beijo. Segundo o colunista de televisão Daniel Castro, o autor Aguinaldo Silva escreveu o beijo gay, mas a cena não foi ao ar.
A Comunicação da Globo teria dito que o autor e o diretor Rogério Gomes optaram por não registrar o momento. Ainda segundo o colunista, outra versão aponta que o beijo já foi gravado pelos atores, mas a Globo recomenda que o assunto não seja comentado para não chamar atenção e evitar polêmicas.
A orientação na emissora é que o assunto "beijo gay" seja tratado com o máximo de naturalidade, justamente para não estimular alardes e causar rejeição à novela das nove. Na trama, Claudio e Leonardo dariam o beijo e também protagonizariam uma cena quente sugerindo um momento romântico entre os dois depois de uma noite de amor.
Separação
O casal, porém, deve dar um tempo durante a trama. A razão é que Cláudio será perseguido por Téo, um blogueiro que quer, a todo custo, tirar o antigo amigo do armário. Para não ter a sexualidade confrontada, Cláudio, que é casado com Beatriz (Suzy Rêgo), dará um fim à relação com Leonardo. O namoro dos dois já dura dez anos.
Na cena do rompimento, Cláudio vai discutir com o amante sobre o jornalista. "Ele vai arranjar provas, de qualquer jeito. É um jornalista marrom, joga sujo! Vai dar um jeito... A não ser que eu mude radicalmente a minha vida", falará o cerimonialista. Mas Leonardo reagirá: "E isso significa... o quê?", questionará ele.
Ainda segundo o colunista, Aguinaldo Silva escreve o beijo nesta cena: "Cláudio vai até Leonardo, toma-o nos braços, beija-o. "A gente vai deixar de se ver. Pelo menos por uns tempos", dirá Cláudio. "Como assim, Cláudio? Nada a ver". Leonardo ficará revoltado, mas ouvirá do amante. "Nada a ver é aquele merda me desmoralizar e desgraçar a minha família", responderá ele. Os dois se abraçam e Leonardo vai dizer: "Fiquei contigo esses anos todos, também sou tua família".
Em seguida, o cerimonialista faz sua primeira declaração de amor: "Eu sei, eu amo você! Mas não tenho outra saída nesse momento. É só um tempo, Léo, prometo. Melhor a gente não fazer drama. Já está sendo difícil demais tomar essa decisão. E não se preocupa, não vou te desamparar. De alguma forma vou continuar mantendo contato contigo. Te procuro numa outra hora, estou nervoso, tenho que sair daqui, ninguém pode me ver aqui. Fica bem. E não esquece que eu te amo". Depois da despedida, Leonardo e Cláudio choram.