"GÊNESIS" - resumo dos capítulos da novela de 12 a 16 de julho de 2021
Jacó (Miguel Coelho) e Lúcifer (Igor Rickli) prosseguem na viagem. Beno (Edu Porto) é humilhado por Raquel (Thais Melchior). Um pretendente de Lia (Michelle Batista) a recusa. Ismael (Anselmo Vasconcelos) pega de surpresa o irmão e Rebeca (Martha Mellinger). Raquel age com maldade com a irmã. Raquel é enganada por Bila (Mirella Sabarense). Jacó vê Lia e ele a abala com o que diz.
As demais mulher de Esaú (Cirillo Luna) fazem Maalate (Lidi Lisboa) se enfurecer. Lia e Zilpa (Lina Mello) conversam sobre Jacó. Maalate bate de frente com Rebeca. Raquel e Labão (Heitor Martinez) têm um entrave. Ian (Marcel Octávio) e Amir (Luidi Porto) fazem ameaça a Jasper (Maurício Mattar). Ismael e Maalate montam armadilha para Jacó. Raquel deixa Jacó fascinado.
Jacó e Labão se veem pela primeira vez. Rebeca fica esperando por informações de Jacó. Judite (Juliana Lohmann) caminha pelas ruas de jeito enigmático. Apresentam Lia a Jacó. Eder (César Cardadeiro) se acidenta. Para Jacó, Raquel falta com a verdade. Esaú é surpreendido por Maalate na noite do casamento.
A situação de Judite deixa Beeri (Bruno Fraga) espantado. Esaú fica arrependido. Bila tem comportamento avançado e espanta Yarin (Andrea Avancini). Jacó percebe como Lia e Raquel são opostas. Beno tira a "máscara" de Raquel. Labão mostra-se desiludido com Raquel, porém diz para Salma (Susana Alves) não comentar nada. Bila é castigada por Jasper. Jacó conta que irá propor algo a Labão. Lia fica sabendo que ameaçam tirar a vida de Jacó.
Jacó é franco com Lia. Malakai (Alexandre Mofati) quer notícias sobre a cidade de Harã. Sem que ninguém veja, Akia (Augusto Zacchi) e Maalate trocam beijos. Malakai e o exército surgem em Harã. Labão fica sabendo que Lia gosta de Jacó. Malakai avisa que o ataque deve começar. Malakai sequestra Bila.