Mais uma reviravolta envolvendo Romero (Alexandre Nero) vai acontecer no capítulo desta quarta-feira (2), da novela "A Regra do Jogo". Depois de se revelar um lobo em pele de cordeiro já na estreia da trama de João Emanuel Carneiro, o protagonista vai descobrir que sofre de esclerose múltipla, uma doença autoimune que não tem cura. Chocado, ele começa a repensar suas atitudes e decide ajudar Toia (Vanessa Giácomo) a sair da cadeia, atendendo o pedido de Djanira (Cassia Kis), sua mãe.
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, tudo acontece após uma briga de Romero com Orlando (Eduardo Moscovis), apesar de que o ex-verador já vem sentindo os sintomas da doença desde suas primeiras cenas no folhetim. Após uma reunião da facção criminosa chamada Falange, da qual ambos fazem parte, eles se desentendem e passam para a agreção física. É aí que o pai do policial Dante (Marco Pigossi) desmaia e será deixado num pronto-socorro pelo rival.
Pouco depois de recobrar a consciência, já no hospital, Romero é informado pelo médico que precisa fazer uma ressonância magnética e exames complementares antes de receber alta. Com o resultado dos exames, o clínico começa a dar o diagnóstico ao paciente: "Olha, Romero, as suas crises, os sintomas que você já vem apresentando, a ressonância, o resultado do liquor, os outros exames, indicam uma doença complexa e que exige...", ele vai dizendo, mas é interrompido. "Que doença, doutor?! Fala logo, que que eu tenho?", pede o advogado.
Romero se desespera e questiona: 'Vou virar um vegetal na cama?'
Ao ouvir o diagnóstico, Romero pergunta, assustado: "Esclerose múltipla?! Meu Deus... Mas isso tem cura, não tem, doutor?". "Infelizmente, não. O que tem são tratamentos que ajudam a controlar os surtos, a evolução da doença e tentar minimizar as sequelas... Cada caso é um caso. A verdade é que a medicina ainda sabe muito pouco sobre a origem da esclerose múltipla. No caso, o seu sistema imunológico vai atacando uma estrutura do seu sistema nervoso central, em diferentes áreas.. Por isso a visão turva, as tonturas, os formigamentos", explica o médico.
Aflito, Romero questio quanto tempo de vida ainda terá, porém, o doutor diz que é complicado estimar um prazo, uma vez que que os processos de deterioração são diferentes em cada caso. Ao ouvir isso o filho de Djanira se desespera: "Você está dizendo que eu vou virar um vegetal numa cama?!". Na tentativa de acalmá-lo, o médico recomenda que ele faça terapia com um psicanalista e pesquise mais sobre a doença. O ex-político se revolta e extravaza sua raiva jogando no chão tudo que está em cima da mesa do médico, e saindo em seguida. Ele então pensa no pedido de Djanira e resolve tirar Toia da prisão.
Na sequência, Toia é retirada da cela por um policial, que a lev apara falar com o delegado, e avisa: "Você tem sorte, garota. Uma alma caridosa se apiedou de você. Por coincidência, um velho amigo meu. Um sujeito que respeito demais. Respeito e admiro. O ex-vereador Romero Rômulo. Conhece?". Fique por dentro da trama no nosso quem é quem e saiba o que vem por aí na novela das nove no nosso resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)