A final do reality "A Fazenda 12" consagrou Jojo Todynho como grande vencedora! A funkeira que agitou as redes sociais desde os primeiros dias de reality por sua espontaneidade e tiradas divertidas disputou com Biel a última fase do reality e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão para casa.
Antes de anunciar o resultado, Marcos Mion destacou os pontos fortes de cada um dos dois. "O povo brasileiro que só conhecia aquela funkeira espaçosa, que fala alto, tem postura invocada e veio procurar ela aqui na Fazenda, não achou. O que todos conheceram foi a Jordana: uma menina extremamente madura e carinhosa", afirmou o comandante do reality.
O apresentador citou a experiência de vida da artista: "Dona de uma sabedoria popular impressionante para uma menina de 23 anos. Sabedoria que não foi lida nos livros, mas foi adquirida através de feridas na pele". "Para você desafiar todos os padrões basta chegar. Sua presença é avassaladora. Seu carisma é acachapante", definiu Mion sobre a finalista que tinha torcida de Xuxa e Sasha Meneghel, Rafaella Santos e Babu Santana. Veja a seguir!
Logo depois de falar sobre Jojo, Mion ponderou sobre a trajetória de Biel. "Muitas vezes, você foi acusado de estar interpretando o papel de bom moço", disse sobre o cantor. Ele ainda rebateu as críticas ao rapaz: "O ser humano bom é apenas uma pessoa comum duelando entre boas e más decisões. O que lhe torna bom é a intenção de aprender e evoluir", disse Mion.
Salvo por Jojo da 14ª roça, Biel teve sua prudência elogiada por Mion. "Aos 24 anos, você fugiu de todas as brigas mostrando uma maturidade que muito adulto não tem", opinou. Stéfani Bays ficou com o último lugar no "pódio", com 11,36%.
O primeiro a ser eliminado da disputa foi Lipe Ribeiro: o empresário carioca - que pediu a namorada Yasmin Burihan em casamento ao receber visita surpresa da jovem na reta final da atração - ficou em quarto lugar com 4,87% dos votos. "Superei todas as expectativas que eu poderia superar. Ontem, eu tive o maior presente que foi ver a minha namorada. Tá louco, tudo valeu a pena. Ficar em quarto é como se eu ficasse em primeiro, cara", afirmou ao ser eliminado pelo apresentador.
Apresentador da atração, Marcos Mion fez um balanço da edição, marcada por uma série de eliminações na reta final. "Hoje é fácil olhar o sucesso de 'A Fazenda 12' e opinar, fazer julgamentos, mas por muitas vezes quase não saiu do papel. Por medo, receio, zelo e segurança", admitiu ao "UOL".
Elogiado na web por contornar bem situações inusitadas no ao vivo, Mion acrescentou: "Foi o primeiro reality no país feito 100% dentro da pandemia, então não tínhamos exemplo para nos basear, pelo contrário, servimos de exemplo".
Ele também foi questionado sobre o sucesso da atração, que chegou a liderar a audiência em episódios e movimentou a web. "Acredito ser uma somatória de pandemia e necessidade de entretenimento, investimento e coragem por parte da Record, cuidado e dedicação fora da realidade da equipe, elenco acertado e, o mais importante, já é o terceiro ano que trabalhamos juntos, eu e a equipe responsável pela Fazenda. Já estamos naquele ritmo de sinergia total, confiança e aprendizado das duas últimas edições. Experiência faz diferença", opinou.
(Por Marilise Gomes)