Biografia
- Nascimento : 8 de março de 1962, Fortaleza - Ceará
- Idade : 62 anos
- Signo : Peixes
- País : Brasil
Antonio José Rodrigues Cavalcante, conhecido publicamente como Tom Cavalcante, é um humorista brasileiro nascido em Fortaleza, no Ceará. Sua estreia na TV aconteceu em 12 de outubro de 1992, na TV Globo, interpretando o atrapalhado pinguço João Canabrava no humorístico "Escolinha do Professor Raimundo", sob comando de Chico Anysio, responsável por revelar o artista ao Brasil.
Antes de ir para a TV, Tom emendou inúmeros trabalhos como shows em boates e barracas de praia, comícios como apresentadora e animador, locuções nas rádios FM93 e Verdes Mares AM, além de ter se aventurado nos campos de futebol, já que tentou investir na carreira de jogador ainda em sua cidade natal.
Aos 11 anos, ganhou de presente do pai uma parafernália de fios, microfones, caixa de som, gravador e uma guitarra. Animado com a novidade dentro da própria casa, passou a se divertir imitando canto dos pássaros, imitando bichos e personalidades, transformando tudo numa brincadeira ao lado dos irmãos, Sérgio e Fernanda. Foi quando o trio passou a organizar pequenas apresentações de teatro em casa, com direito a cenários e caracterizações.
Já na adolescência foi a paixão pelo futebol que o despertou. Chegou a participar de time juniores, fazendo jogos de aberturas de partidas importantes na capital. Porém, eram os repórteres presentes na beira do campo, com seus microfones e suas performances, que passaram a chamar a atenção do aspirante a jogador. Desde então, foi atrás de oportunidade nas rádios locais e conseguiu um horário na madrugada. Não demorou muito para conquistar um espaço como titular entre os locutores mais experientes e a despontar com suas habilidades de imitar vozes. Foi criando personagens e conquistando ouvintes com o seu jeito bem-humorado. Com o tempo, passou a fazer comícios, participar de programas de TV e a se tornar mais conhecido.
Em 1984, Tom Cavalcante segue para o Rio de Janeiro e, após cerca de quatro anos, foi recebido pessoalmente por Chico Anysio, seu ídolo. Encantado, o veterano o convidou para trabalhar na sua equipe na TV Globo e então ele passou a ajudá-lo nos textos de humor. Após um certo tempo, conseguiu uma vaga no elenco da "Escolinha do Professor Raimundo", na época atração de maior audiência na América Latina, fazendo sua estreia em cadeia nacional.
Sua estreia de sucesso na emissora lhe rendeu muitos frutos, como a participação no sitcom "Sai de Baixo", no papel de Ribamar. Desde então, passou a atrair multidões para os teatros com seus shows de humor. Fez ainda o programa solo "Megatom", integrou o elenco de "Zorra Total", e após 15 anos na emissora assinou contrato com a Rede Record. Entre 2004 e 2012, comandou o "Show do Tom", e mais dois programas: o "Tom de Bola" e o "Louca Família".
No ano em que deixou a Record, viajou em turnê com o espetáculo "No Tom do Tom" e em 2015 retoma a carreira na televisão com a estreia do programa de humor "#partiushopping", no canal Multishow. No mesmo ano, volta a aparecer na TV Globo, no programa "Domingão do Faustão", do amigo Fausto Silva, para relembrar a carreira e personagens marcantes.