Biografia
Samara Felippo é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro que começou na carreira artística aos 17 anos, atuando em uma pequena participação na trama infantil "Caça Talentos" (1996), da TV Globo, apresentada por Angélica. Em 1997, Samara estreou nas telenovelas da emissora, fazendo "Anjo Mau", e desde então emendou inúmeros papéis, como em "Malhação" (1999), na minissérie "A Casa das Sete Mulheres" (2003), e na novela "América" (2005).
Antes de ser atriz, ela sonhava ser ginasta. Por ser muito tímida diante do público durante os campeonatos, ela resolveu de inscrever num curso de teatro. Acabou selecionada para a Oficina de Atores da Rede Globo no período em que estudava para prestar vestibular para o curso de Informática. No entanto, decidiu se dedicar ao curso de interpretação.
Em 1997, Samara participou do concurso "Estrela por um dia", promovido pelo "Domingão do Faustão" e acabou conquistando um papel na novela "Anjo Mau". No folhetim, a atriz deu vida a Simone, filha mimada da personagem de Lilia Cabral que se envolvia com Luís Carlos (Márcio Garcia). No ano seguinte, integrou o elenco de "Meu Bem Querer". Depois veio a Érica de "Malhação", que contraía o vírus HIV e o papale acabou promovendo o debate sobre Aids. Ela fazia par romântico com o ator Roger Gobeth, e os dois iniciaram um romance.
Samara acumula inúmeros trabalhos de época, como na minissérie "A Casa das Sete Mulheres" (2003), "Chocolate com Pimenta", de Walcyr Carrasco. Voltou a trabalhar com o autor na peça "Êxtase" e na novela "Sete Pecados". Em 2006, fez minissérie "JK" e no mesmo ano, surgiu com corte "joãozinho" para atuar na novela "O Profeta", no papel da malvada Wandinha.
Em 2011 atuou nas peças "Hamlet" e "Mulheres Alteradas", substituindo Adriane Galisteu. No mesmo ano, foi escalada para a minissérie sobre a vida de Dercy Gonçalves exibida pela TV Globo, interpretando a filha da humorista. Em 2013, a atriz faz sua estreia na Record na novela "José do Egito". No ano seguinte, faz uma participação na série da Globo "O Caçador", como Paulinha Tsunami, e volta para a Record em 2015 na novela "Os Dez Mandamentos".
Na vida pessoal, Samara teve um relacionamento com os atores Roger Gobeth e Sidney Sampaio. Em 2008, a atriz começou a namorar o jogador de basquete Leandrinho Barbosa, que nos Estados Unidos e pela Seleção Brasileira. Da relação, nasceu Alícia, em junho de 2009, e a caçula, Lara, em maio de 2013, após uma breve separação do casal, em 2010. Em setembro de 2013, a atriz e o atleta anunciam a separação.
Segundo a atriz, a escolha do nome da primogênita foi uma homenagem ao pai, Gladstone Alício Santana, morto em 2001, vítima de um câncer de pulmão.