Biografia
- Nascimento : 19 de dezembro de 1986, Recife, Pernambuco
- Idade : 37 anos
- Signo : Sagitário
- País : Brasil
O ator pernambucano Renato Góes de Oliveira, conhecido pelo público como Renato Góes, iniciou sua carreira artística em 2005, fazendo participações no teatro em "Improvisações e Cenas Curtas" e "Será que Vale a Pena?", e no filme "Jesus, o Nascimento".
Em 2022, o ator interpreta o José Leôncio da primeira fase da novela "Pantanal" e dá vida ao vilão Tertulinho de "Mar do Sertão". Nascido em 19 de dezembro de 1986 em Recife, Pernambuco, Renato estreou na TV em 2006 na novela "Pé na Jaca".
Dois anos depois, foi para a Band atuar no folhetim "Água na Boca". Voltou para a Globo em seguida para fazer a novela "Cama de Gato". Apresentou em 2010 o programa "Comentário Geral", exibido pela TV Brasil, e seguiu nas tramas da Globo: fez "Cordel Encantado", "Joia Rara" e "Eu Que Amo Tanto".
Entre esses trabalhos participou de "Balacobaco", na Record TV. Em 2016, atuou na minissérie "Ligações Perigosas" como o personagem Vicente. No mesmo ano, dividiu o papel de Santo com Domingos Montagner na novela "Velho Chico".
Depois esteve em "Os Dias Eram Assim" (2017), "Órfãos da Terra" (2019) e "Diário de um Confinado" (2020). Já em 2023 fez "História Quase Verdadeiras".
Paralelamente, Renato seguiu seus trabalhos no teatro e cinema. Esteve na peça "Dois Perdidos numa Noite Suja" e nos filmes "O Teste", "Polaroides Urbanas" e "Tropa de Elite".
Posteriormente, foi visto em "O Vendedor de Cordel", "Paixão de Cristo - Nova Jerusalém", "Se não quer Rir, Pede pra Sair!", "Igual a Você, Se eu Fosse eu?", "Adão, Eva e mais uns Caras", "A Ceia do Senhor" e "Cachorro Quente".
No cinema, fez parte das filmagens de "O Mundo Que Eu Vejo", "Romance em Preto e Branco", "Cinema é a Maior Diversão", "Sexo Virtual", Entre Muros, "A Confraria", "Solidões", "Por Trás do Céu", "Pequeno Dicionário Amoroso 2", "EAS - Esquadrão Antissequestro" e "Apaixonados".
Na vida pessoal, Renato é pai de Francisco, nascido em dezembro de 2021, e Tereza, nascida em abril de 2023, ambos do casamento com Thaila Ayala. Os atores assumiram a relação em novembro de 2017, ficaram noivos no réveillon de 2019 e se casaram em outubro daquele ano.
Antes, Renato namorou as também atrizes Emanuelle Araújo e Tatá Werneck.
O ator acumula ainda prêmios como o de Melhor Ator Coadjuvante (2016, pelo Festival do Audiovisual), Melhor Ator (em 2017, no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro) e foi homenageado em 2017 com o Grande Prêmio Orgulho de Pernambuco.
No teatro, fez o papel de João e de Jesus em montagens diferentes da "Paixão de Cristo de Nova Jerusalém". Subiu aos palcos ainda com "Se Eu Fosse Eu?", "Fazendo história" e "Bronca de Quê?".