Biografia
- Nascimento : 19 de outubro de 1976, São Gerônimo - RS
- Idade : 48 anos
- Signo : Libra
Patricia Poeta Pfingstag nasceu em 19 de outubro de 1976 na cidade gaúcha de São Jerônimo. Ela se formou em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1997 e depois de se formar, estagiou sem remuneração em uma TV comunitária.
Assim como ocorreu no "Jornal Nacional", Patricia substitui Fátima Bernardes no "Encontro" a partir de julho de 2022 com a saída dela. Manoel Soares também se torna novo titular do matinal.
Antes disso, suas primeiras experiências foram na TV Universitária da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS. Entrou no mercado de trabalho através de sua ex-professora Lígia Tricot, que a convidou para integrar a equipe da TV Bandeirantes de Porto Alegre, onde trabalhou como repórter, editora e apresentadora.
Após um ano na emissora, a jornalista enviou uma amostra do seu trabalho para algumas TVs de São Paulo. Neste meio tempo, conseguiu um teste para apresentar a previsão do tempo no "Bom Dia Brasil", na TV Globo, no qual foi aprovada. Mudou-se para São Paulo em 2000.
Patricia acumulou as funções de apresentadora e de repórter durante sua trajetória na Globo São Paulo. Em 2001, assumiu a bancada do "SPTV" e, aos sábados, apresentava o "Jornal Hoje".
Em 2002, ela foi convidada para ser correspondente da Globo em Nova York, onde seu marido, o jornalista Amauri Soares, assumiria a direção do escritório da emissora. Nesta época, teve sua primeira matéria exibida pelo "Jornal Nacional".
Após um tempo dedicado a sua pós-graduação, em 2007 Patricia Poeta passou a integrar a equipe do "Fantástico". Em 11 de setembro de 2011, ancorou o "Fantástico" direto de Nova York, pela ocasião dos 10 anos dos atentados terroristasa ao World Trade Center. A atração também exibiu outra entrevista exclusiva feita pela jornalista, dessa vez com a presidente Dilma Rousseff.
Patricia substituiu Fátima Bernardes em 2011, ao lado de William Bonner, no "Jornal Nacional". Em outubro de 2014, a jornalista deixou a bancada do telejornal para seguir para a área de entretenimento da emissora.
Em 2015, Patricia estreia ao lado de André Marques, Cissa Guimarães, Zeca Camargo, Tiago Leifert e Ana Furtado o comando do programa "É de Casa", exibido nas manhãs de sábado. Patricia deixa o matinal em junho de 2022.
No primeiro semestre de 2017, a apresentadora assume o comando do reality show "Caixa de Costura", do GNT, tendo os estilistas Isabela Capeto e André Lima como jurados para ajudar a eleger o melhor costureiro entre os três competidores do dia.
Ainda no mesmo ano passa a apresentar o "Mais Você" nas férias/licenças de Ana Maria Braga. O mesmo passa a valer em 2018 para o "Encontro".
Na vida pessoal, Patricia foi casada entre 2001 e 2017 com o diretor de jornalismo da Globo Amauri Soares. Do casamento nasceu Felipe, em 2002. Em 2018 se relacionou com o médico Fabiano Serfaty.
Em setembro de 2021, Patricia passa por uma cirurgia de emergência nas amígdalas.