Biografia
- Nascimento : 13 de janeiro de 1977, Canterbury
- Idade : 47 anos
- Signo : Capricórnio
- País : Estados Unidos
Orlando Jonathan Blanchard Bloom, conhecido apenas como Orlando Bloom, é um um ator britânico nascido na Inglaterra. Ganhou muito destaque na carreira ao interpretar Legolas nas trilogias de "O Senhor dos Anéis" e em "O Hobbit", e pelo papel de Will Turner em "Piratas do Caribe".
O seu pai, Harry Bloom, era um ativista político e foi uma figura lendária do anti-apartheid. Trabalhou ao lado de Nelson Mandela e chegou a ser preso por causa das suas ideias. Morreu quando Orlando tinha apenas 4 anos. Foi criado pela mãe e pelo amigo da família Colin Stone, a quem considerava pai.
A carreira como ator começou cedo. Optou por se mudar para Londres em 1993 para se aperfeiçoar como ator. Na época, atuou em peças e fez aparições na série da televisão britânica "Casualty". O ator passou dois anos no Nal Youth Theatre antes de entrar para o "Guildhall School of Music and Drama".
Esteou no cinema "Wilde", em 1997. Graças a este trabalho, que foi bem recebido pelo público e crítica, muitas portas se abrirem em sua carreira. Em seguida, ele ficou durante três anos na Guildhall School of Music and Drama.
O papel de maior destaque veio na trilogia "O Senhor dos Anéis", vivendo o Legolas. Após o término das filmagens de "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", Orlando fez uma aparição em "Falcão Negro em Perigo" (2001), de Ridley Scott. Depois veio o personagem Joe Byrne em "Ned Kelly", e em seguida estrelou os blockbuster "Piratas do Caribe", como William Turner (Will Turner).
Já em 2004, atuou no filme "Troia", no papel Páris, contracenando com Brad Pitt e Eric Bana. No mesmo ano, estrelou o longa "Garoto Cálcio", deixando de lado roupas de época. Co-produziu o filme "Haven" em 2004, exibido no cinema apenas em 2006. Em 2014, o ator ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.
Mais um grande personagem surgiu em "Cruzada", em 2005. No mesmo ano, participou de "Elizabethtown", com Kirsten Dunst.
No ano seguinte voltou às telonas em "Piratas Do Caribe: O Baú Da Morte" batendo recordes de bilheteria. Em 2007, Bloom retomou a aventura em "Piratas do Caribe: No Fim do Mundo".
Na vida pessoal, o ator começou a namorar a modelo australiana Miranda Kerr em 2007. O casal anunciou o noivado em junho de 2010, e a modelo declarou que eles se casaram no dia 22 de julho em uma "cerimônia intíma". Em 6 de janeiro de 2011 nasceu Flynn, 1° filho do casal. Em outubro de 2013, o casal anunciou a separação após o casamento de três anos.