Biografia
O Boticário é uma rede de franquia brasileira de cosméticos e perfumes. Criada no Paraná, em 1977, o nome da marca faz referência à antiga denominação de "farmacêutico" e foi adotado por Miguel Krigsner, seu criador, que, recém-formado, quis montar seu próprio negócio a trabalhar numa indústria farmacêutica ou num laboratório.
O objetivo inicial da marca era ser apenas uma farmácia de perfumes e manipulados, entretanto, o foco se alterou e a empresa passou a dedicar-se à fabricação de cosméticos. O direcionamento deu certo: o negócio decolou e se tornou um fenômeno de empreendedorismo, tornando-se a oitava maior empresa varejista do país, segundo a classificação do Ibevar em 2012.
Com quase 4 mil pontos de venda físicos em mais de 1700 municípios, a marca é a maior franquia brasileira, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Mas nada disso seria possível se um outro famoso empreendedor, Silvio Santos, não tivesse comprado 70 mil frascos de perfume para iniciar seu negócio de perfumaria em 1979. Na mesma época, porém, ele ganhou a concessão para criar o SBT e acabou desistindo momentaneamente de investir na área de perfumaria.
Krigsner, então, decidiu comprar todos os frascos de perfume, mesmo sendo considerada uma arriscada decisão, uma vez que sua loja era apenas uma pequena farmácia de manipulação recém-aberta no centro de Curitiba. Sua salvação veio de uma amiga perfumista, que criou a conhecida colônia Acqua Fresca.
O primeiro grande passo para a expansão da marca foi a inauguração da segunda loja, em setembro de 1979, dentro do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba. Desta forma, os produtos comprados eram levados para todos os cantos do Brasil, que passaram a ter contato com produtos de qualidade que representavam também, uma ótima opção de presente.
Foi então que Krigsner vislumbrou a oportunidade de franquear a marca. O Boticário inaugurou sua primeira loja franqueada em Brasília, em 1980. Já o segundo grande momento de expansão foi em 1985, quando, contando com mais de 500 lojas espalhadas pelo país, inaugurou sua primeira unidade em Lisboa, dando início à cerca de 70 franquias espalhadas por Portugal.
A marca O Boticário faz parte do Grupo Boticário, também proprietário das marcas Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box. Anualmente são lançados mais de 300 novos itens, entre produtos de linha e edições limitadas. Atualmente, a coleção de produtos da marca possui mais de 9.000 itens divididos em cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, bronzeadores, maquiagens, deo-colônias, perfumes, desodorantes, sabonetes, xampus e condicionadores, que oferecem soluções completas de beleza e encantam milhões de consumidores no mundo todo.