Biografia
- Nascimento : 22 de dezembro de 1993, São Sebastião/SP
- Idade : 31 anos
- Signo : Capricórnio
- País : Brasil
Gabriel Medina Pinto Ferreira, mais conhecido por Gabriel Medina, nasceu no dia 22 de dezembro de 1993, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Gabriel é surfista e está no rol dos 36 melhores profissionais do mundo, levando, no ano de 2014, o título de campeão mundial de surfe com apenas 20 anos. Quatro anos mais tarde conquista o bicampeonato.
Na vida pessoal, em dezembro de 2020, no Havaí se casa com Yasmin Brunet. O esportista e a modelo haviam assumido o relacionamento em março daquele ano. Mas eles anunciam a separação em janeiro de 2022.
O esportista começou a surfar aos 9 anos, e aos 11 anos foi vencedor do primeiro campeonato a título nacional, disputado em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em seguida, Medina venceu campeonatos do Brasileiro Amador e foi vencedor em três circuitos, além de tricampeão Paulista. Também foi vice-campeão no circuito Volcom Internacional Sub-14, na Califórnia, nos Estados Unidos, e no Mundial Amador Sub-16, no Equador.
Já em 2009, o surfista se profissionalizou fechando contrato com a empresa australiana Rip Curl. Apenas dez dias depois, foi vencedor da etapa do Mundial Profissional. Em 2011, participou do WQS 6 Estrelas Prime, em Santa Catarina, e também nos dois WQS 6 Estrelas na Espanha e França, que lhe deu a oportunidade de partilhar ondas com os mais renomados surfistas do mundo.
Ainda em 2011, o surfista ficou reconhecido como o primeiro brasileiro a ganhar uma das etapas de Backside, na Austrália, além de ser o surfista que liderou o ranking mundial na história por mais tempo. No mesmo ano, participou do circuito ASP World Tour na França e nos Estados Unidos, vencendo as duas etapas, respectivamente. Medina ingressou na elite do surfe mundial com 17 anos.
Já reconhecido mundialmente pela profissão, o rapaz ganhou ainda mais renome ao completar uma manobra que, pela segunda vez, foi realizada: o "backflip", uma espécie de mortal de costas, no Havaí, em 2011.
Em 19 de dezembro de 2014, ele venceu a competição pelo título mundial contra o australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater, consagrando-se campeão mundial do surfe em Pipeline, no Havaí.