Biografia
Beatriz Gentil Pinheiro Guimarães, conhecida artisticamente como Cissa Guimarães, é atriz e apresentadora de televisão. Nascida no dia 18 de abril de 1957 na cidade do Rio de Janeiro, Cissa iniciou sua carreira como atriz em 1977, quando fez sua primeira participação no espetáculo "Dor e Amor" no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro.
Cissa estudou no tradicional colégio de freiras Notre Dame de Cion, também localizado no Rio de Janeiro. Em seguida, chegou a empreitar na Faculdade de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas os rumos mudaram, e então ela abandonou a faculdade e decidiu entrar aos poucos no mundo das artes, iniciando um curso de teatro no Tablado, também localizado no Rio.
Em 1980, Cissa ingressou na TV Globo, cujo parte de seu sucesso deve-se à emissora. A artista iniciou em pequena participação em um dos seriados que fez história na televisão brasileira: o "Malu Mulher". Sua primeira novela foi "Coração Alado", ainda em 1980.
Entre os trabalhos marcantes está a novela "Top Model", exibida em 1989, onde Cissa fez sua primeira vilã. E foi entre os anos de 1986 e 2001, que a atriz começou a conciliar sua participação em novelas com apresentação e reportagens no irreverente programa "Vídeo Show".
Após 15 anos no "Vídeo Show", Cissa Guimarães dá adeus ao programa para se dedicar apenas à teledramaturgia. Em 2001, estreou em grande estilo na novela "O Clone", de Gloria Perez.
No teatro, Cissa se consagrou com o espetáculo "Doidas e Santas", de Martha Medeiros, que teve sua estreia em 2010. Em 2014, Cissa lançou o livro "Viver com fé - inspirações para o dia a dia", onde a escritora fala um pouco sobre como superar obstáculos através da fé.
Cissa já foi casada por 14 anos com o ator Paulo César Pereio, mais quatro com o saxofonista Raul Mascarenhas, e mais seis anos com o médico João Baptista Figueira de Mello. Com o primeiro marido teve dois filhos: Tomás e João Velho. Teve mais um filho, Rafael Mascarenhas, no segundo casamento. Rafael nasceu em 1999, mas morreu de forma trágica, vítima de um atropelamento em um túnel na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, quando andava de skate com dois amigos, em 20 de julho de 2010.