Nas últimas semanas em "Mania de Você" , Mavi (Chay Suede ) e Iberê (Jaffar Bambirra ) têm protagonizado momentos repletos de química, deixando a web em polvorosa. Os atores estão entregando carisma, humor e uma conexão que conquistou o coração dos espectadores, mesmo com os problemas de audiência do folhetim. Embora os personagens nunca tenham se envolvido de forma romântica, a "fic" tomou conta das redes sociais! Contudo, parece que o sonho dos "shippers" vai por água abaixo nos próximos dias...
Na trama, Iberê é fruto de um antigo romance entre a impiedosa Mércia (Adriana Esteves) e Nahum (Ângelo Antônio), pai de Mavi. A revelação ao público, segundo o Gshow, acontecerá em breve, com o porteiro visitando Moema (Ana Beatriz Nogueira) na ilha e comentando com ela sobre ter visto o jovem trabalhando com o hacker, sem nenhuma desconfiança do grau de parentesco.
"Ele não sabe e nem nunca vai saber que é irmão, esse foi o combinado, espero que não tenha esquecido", reagirá Moema, indignada. "O que você fez com Mércia, e eu acabei encobrindo, foi um crime horroroso. Deixar a mulher achando que perdeu um filho, quando não perdeu, tudo para se vingar por causa de ciúme. Eu não devia ter aceitado ficar com a criança, fiquei porque me encantei por ela, e você disse que a pobre era órfã", complementará. Eita!
"Eu criei bem o Iberê, mas não adiantou, ele virou um mau-caráter, estava no sangue, vai ver. E também quem sabe a Mércia não teria virado essa louca se não achasse que o filho morreu? Mas chega dessa conversa, dá o fora daqui!", concluirá.
A notícia, claro, já viralizou nas redes sociais e parte dos espectadores que torcia por um provável romance entre Mavi e Iberê se revoltou com o rumo da trama. "Esse autor odeia gays né? Pqp, todo mundo shippando, cheio de vídeo deles no Tiktok e agora vai cagar com tudo", reagiu um internauta no X, antigo Twitter. "Nada a ver colocar Mavi e Iberê como irmãos! Alguém avisa que o Chay e o Jaffar estão FLERTANDO? Mico", reagiu outra. "Não queremos incesto. Descarta essa irmandade aí, JEC", ironizou mais alguém.
A polêmica do autor com a comunidade LGBTQIA+ não é de hoje. Em diversas obras criadas por ele, personagens causaram controvérsia por sua narrativa "quase-gay". Em "Da Cor do Pecado", por exemplo, Abelardo (Caio Blat) era um maquiador delicado que era lido pelo público como homossexual, principalmente pelos estereótipos da época. No entanto, embora tivesse fugido de Tina (Karina Bacchi) durante toda a trama, ele termina com a loira e assume seus filhos.
Em "A Favorita", inicialmente Orlandinho (Iran Malfinato) é completamente apaixonado por Halley (Cauã Reymond). Contudo, decidiu viver um casamento de "fachada" com a amiga Maria do Céu (Deborah Secco). Ao longo dos capítulos, ele se apaixona por ela e se "transforma" em hétero. Bola fora demais, hein!? Outras novelas do mesmo escritor também irritaram a militância queer e não é para menos!
Segundo Carla Bittencourt, do portal Leo Dias, a decisão de transformar Mavi e Iberê em irmãos também chocou parte da equipe da TV Globo. Ao que parece, João Emanuel Carneiro recebeu ordens "de cima" - mais especificamente, do diretor Amauri Soares, de não encorajar um romance entre os personagens. Ai, ai, ai...